Este Blog foi um programa de rádio The Steadfast Tin Soldier: O aquecimento global

quinta-feira, abril 09, 2009

 

O aquecimento global

- Para que serve uma cama elástica no Pólo Norte?
- Para o urso pular...

É provável que, se contarmos esta anedota aos nossos netos daqui a uns anos, eles não saibam o que é um urso polar - e a única prova da existência passada desse animal será uma canção do Roberto Carlos intitulada "Os ursos"...
O aquecimento global é um problema muito sério e a nossa geração parece pouco preocupada com isso, apesar de toda a publicidade que tem sido feita e dos filmes lançados por políticos norte-americanos. A expressão "aquecimento global" anda na boca de todos... Mas será que sabemos o que fazer para o contrariar? E será que o fazemos realmente??
Neste post quero partilhar com os leitores do Steadfast alguns truques simples, pequenas dicas para ajudar a travar o aquecimento global. Se todos contribuirmos um bocadinho, a diferença será gigantesca!
O aquecimento global é, basicamente, uma questão de temperatura. A temperatura média do ar ao nível das águas do mar está a subir, daí o termo "aquecimento"; "global" porque se faz sentir em todo o mundo... Para travar este aquecimento é necessário produzir frio, ou seja, neutralizar as temperaturas altas com temperaturas baixas. Podemos produzir estas baixas temperaturas de diferentes formas... Por exemplo:
Podemos deixar a porta do frigorífico ou da arca congeladora aberta durante 1 hora por dia. O impacto nos alimentos será praticamente nulo e o frio que é produzido dentro da arca irá compensar o calor resultante do aquecimento global.
Já repararam que, quando utilizam desodorizante em spray (ou sprays de outro tipo), a lata fica tanto mais fria quanto mais tempo estiverem a carregar no botão? Quando forem pôr desodorizante, carreguem sempre um bocadinho mais; para não desperdiçarem desodorizante, deitem-no para o ar e aproveitem para perfumar a divisão! Coloquem o spray num local onde fique em contacto com o ar e tentem tocar o menos possível com os dedos na embalagem metálica para evitar que o frio se transmita para o vosso corpo em vez de se transmitir para o ar.
Nas horas em que o sol bate em chapa, para evitar uma acumulação de calor ao nível do solo, reguem abundantemente o jardim, incluindo a pedra - reguem também o telhado, onde o sol bate directamente. Apesar de se desperdiçar um bocadinho de água, isto irá reduzir a quantidade de calor acumulada ao nível do chão.
Se têm jardins ou hortas, certifiquem-se que todos os químicos que pulverizam são amigos do ambiente. Não utilizem qualquer tipo de produto em spray dentro de estufas para evitar a formação dos chamados "gases de estufa", que se libertam para a atmosfera quando se abre a porta para sair.
Usem os computadores portáteis com a bateria e liguem-nos à corrente apenas o estritamente necessário para a recarregar. Se utilizarem o portátil constantemente ligado à corrente estarão a fazer com que uma central eléctrica esteja a trabalhar mais para alimentar o vosso computador quando poderia estar a trabalhar menos, reduzindo as emissões de gases para a atmosfera. E desliguem da tomada todos os transformadores e extensões durante o tempo em que não precisarem deles... Já repararam naquelas luzinhas que existem nos transformadores e nas extensões? Também consomem energia, sabiam...?
Andem menos a pé - transpiram e a temperatura corporal sobe, contribuindo para o aquecimento global - e, quando andarem de carro, tenham sempre o ar condicionado ligado na potência máxima, é mais eficaz. Nunca troquem o ar condicionado pelas janelas abertas - além de estarem mais vulneráveis a um assalto quando pararem num semáforo, as janelas abertas destabilizam o carro quando estão a conduzir em alta velocidade.
Por último, um conselho quanto à roupa: raparigas, usem decotes grandes... A roupa mais arejada contribui para uma necessidade maior de calor externo para manter a temperatura corporal, calor esse que é retirado da atmosfera, diminuindo a temperatura média do ar. Além disso, o efeito provocado pelos decotes nos homens leva a que o fluxo de sangue em certas zonas seja maior e, consequentemente, se retire sangue a outras partes do corpo cuja temperatura irá diminuir, retirando calor à atmosfera para manter a temperatura média corporal.
Por isso... Já sabem: se todos ajudarmos um bocadinho, por pouco que seja, todos juntos fazemos a diferença nesta luta para travar o aquecimento global!

Comments:
Tu tem cuidado!!! Há pessoas que podem pensar que isto é brincadeira por estar num blog como o teu! Vou tentar seguir estas dicas! A do frigorífico é excelente! Faz todo o sentido... tal como o desodorizante!... És taaao inteligente! Como nunca me lembrei??? Vou passar a usar roupas mais decotadas! Claro!

Obrigada por estes conselhos tao sapientes, giovanni pietro! :D

Magui*
 
Magui, magui, na altura em que eu estava no IGL não te lembraste tu dos decotes! ;P lol kidding*
 
Onde está o JP? O que fizeste ao meu amigo? Para que planeta o levaste? Ahhhhhhhhhhhhhhhhhh!!!!
 
"As baleias" :)) Pronto, o resto está tudo certo (ou não).
 
Sim, mas quando os ursos se começarem a extinguir será uma nova canção: "Os ursos"... ;)
 
Ainda pensei em nomear-te para o Ministério do Ambiente. Mas, depois de ver um Urso Pular, considero que, na essência, criavas um mau Ambiente. Passávamos a ter ainda mais ursos por aí. Depois de França ter a Disneylândia, Portugal passava a ser a Ursolândia (como se já não o fossemos). Sendo assim, o melhor contributo para o não aquecimento global é mesmo, nada fazer, estar muito quietinhos, de boca aberta, à espera que tudo nos venha parar à mão, sem esforço algum. E, nisso, os Portugueses tornaram-se uns peritos mundiais pois há muito que andamos de papo para o ar e de boca aberta.
Ora diz lá que não fomos os primeiros a contribuir para esse fim, i.e., o não aquecimento global?
Quanto aos sprays, os que mais devemos usar são os insecticidas, para afastar as moscas e, quanto a isso, os portugueses também são peritos. Quando abrem a boca ou entra mosca ou sai asneira.
Também, porque temos uma péssima higiene oral, as moscas não entram. Então...?
Por fim, quanto aos decotes, bem, não sei bem como explicar mas, nada como estar a favor da absoluta transparência dos factos...
Conclusão: não sei se serão as medidas correctas mas serão as possíveis?
JP, estás mesmo a precisar é de baixar a temperatura neuronial...
 
VOU-TE AQUI DAR SECA LOL



As alterações climáticas são um dos maiores duelos que a humanidade vai ter que enfrentar nos próximos anos. Este relatório destaca a falta de empenhamento dos países ricos, e alerta para os efeitos desastrosos que acontecerão, originados pelo aquecimento global, caso não sejam tomadas medidas. O aumento da temperatura global e a fusão dos glaciares são uma das provas que o processo está em curso. A Terra está mais quente hoje do que estava há algumas décadas. Os impactos que vão cair sobre a humanidade vão ser completamente catastróficos; as colheitas irão diminuir, o que vai causar fome, e para além da fome, milhões de pessoas serão deslocadas pela seca e pela subida do nível dos mares, é provável que epidemias como malária e cólera se propaguem, o derretimento dos gelos nos Himalaias vai causar problemas ecológicos à China, Índia e Paquistão.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Este blog TINHA um mail! Mas eu esqueci-me da password... Por isso mandem para aqui as vossas queixas, lamúrias, ameaças, cartas de resgate (aviso desde já que não pago mais do que um café e uma torrada por quem quer que seja...), de amor, cantigas de amigo (Ai Deus, e u é?) e de inimigo, de escárnio e maldizer...
jp4space@portugalmail.com
Nota para a senhora sessentona residente no Fogueteiro que enviou um mail com fotografias em Julho passado: eu não sou grande adepto de cera derretida sobre os mamilos...