Este Blog foi um programa de rádio The Steadfast Tin Soldier: Saí do IGL

quarta-feira, setembro 17, 2008

 

Saí do IGL

Hoje foi o dia em que o meu "segredo" foi desvendado.
Hoje saí do IGL. Será de vez, não voltarei a ser aluno do Instituto Gregoriano de Lisboa. Saí porque, em primeiro lugar, não tenho um horário compatível com a faculdade. Além disso, teria mais de 40 horas semanais de aulas, sem contar com o tempo que preciso para estudar, o que é impraticável. Aproveitei também para tirar um peso das costas e contar aos meus colegas e amigos o que alguns poucos já sabiam: que não estou no Técnico.
Não sou aluno de Matemática, não estou no Instituto Superior Técnico. Este é já o 2º ano em que estou no curso de Ciências Musicais, na Universidade Nova de Lisboa, e a razão para ter mantido isto em segredo até agora e ter vivido uma vida dupla, permanentemente a calcular o que vou dizer para evitar falar do meu verdadeiro curso a quem possa contactar com o IGL e com os seus alunos, é um imbecil artigo do Regulamento Interno que proíbe os alunos de frequentarem cursos superiores de música e continuarem, simultaneamente, a ser alunos do Instituto. É importante notar que esta "vida dupla" nunca se prendeu com qualquer falta de confiança em relação aos meus colegas; foi uma tentativa de minimizar as conversas que pudessem haver em torno do assunto e que pudessem chegar aos ouvidos de professores que me pudessem prejudicar. É, pelo que sei, a única escola de música que proíbe tal coisa, numa deliberada manobra para cortar as asas aos alunos de música que, já por si, são prejudicados à partida pela própria natureza desta área em termos de emprego - assim, reduzem-se ainda mais as possibilidades de formação para alunos na área da música. Não tem, a meu ver, qualquer lógica; o Goethe-Institut não proíbe um aluno de frequentar o GI e uma licenciatura em Línguas e Literaturas Germânicas ao mesmo tempo, nem um clube de atletismo impede que um atleta continue a fazer parte do clube mesmo que seja aluno da Faculdade de Motricidade Humana... Onde está a lógica? Num país que, já por si, não é o ideal para desenvolver uma carreira na área da música, principalmente estando Portugal a atravessar a actual crise no ensino vocacional, esta é uma das maneiras que se vão arranjando para fazer com que não existam mais gerações de músicos em Portugal. Porque, afinal, como dizia a ministra da (des)educação, a nossa querida e adorada Milu, "músicos podem ir buscar-se ao estrangeiro"...
Quanto à minha saída do IGL, custou-me bastante assinar aquele papel, e não consegui evitar uma lágrima quando saí e olhei para trás, para a placa dourada que, em letras pretas, diz Instituto Gregoriano de Lisboa...
Mas a vida é para levar a sorrir, e isto não foi o fim do mundo. Afinal, todos acabamos por sair mais tarde ou mais cedo! E, numa era da informação e da comunicação como aquela em que vivemos, só por desleixo e pura estupidez se perde o contacto com as pessoas! Fica assim a promessa aos amigos que fiz nestes apenas 3 anos (parece uma vida!), que me apoiaram e estiveram lá para mim mesmo depois de lhes ter falhado em alguns momentos, de que não me vou esquecer deles, do IGL e dos momentos que passámos dentro e fora daquelas quatro paredes.
Mas como a música é alegria, saio do IGL de cabeça levantada, orgulhoso de ter pertencido à família do Gregoriano. E saio deste post com um vídeo, sobre música, com humor. Um pianista e um violinista (what a fuckin' irony, huh?) num dueto humorístico... A tocar uma música que todos conhecemos (and which turns out to be a double fuckin' irony!)...


Comments:
Se há aquelas noticias que nos deixam do estilo: "What the fuck?!", esta foi uma delas.

Disse-te, ja anda a perguntar onde andavas tu. Estranhava nao apareceres. E se ao fim destes 3 anos, sais, é na certeza de que deixaste a tua marca, mais que visivel, nem que seja em mim.

Sim, antes de tu entrares, nao me dava praticamente com ninguem de lá. E foste "uma via" para que de repente tudo se tornasse mais familia.

Lembro-me de ainda nem teres entrado para matemática, e a loucura que foi ao saber que tambem querias seguir LMAC.

Lembro as interminaveis conversas que tinhamos a falar do futuro, cadeiras, gajas, enfim.. tudo isso que ainda deve tar algures na tua cabeça.

Lembro dos posts controversos, de como eram estranhos, mas ao mesmo tempo claros de que era mais que uma simples e cagativa amizade, era uma procura de saber mais.

Lembro quando todo o mundo gostava de Mariana Cardoso (lool, desculpa mas nao podia deixar de escrever :P)

Lembro do livro que me ofereceste nos anos "O Último Teorema de Fermat".

Lembro dos nicks que analisámos intencivamente, à procura de uma razao plausivel para as pessoas o porem :P

Lembro muito. E quanto a isso, so posso dizer obrigado.

Obrigado tambem pela forma como decidiste mudar. De enfrentar. Saber que a Matemática era algo que gostavas, mas que nao era assim. Obrigado pelas inumeras "curiosidades" musicais (ou deverei mesmo dizer: obrigatorieades) que me ensinaste.

Epah, assim ate parece que vais morrer. Bem pelo contrário. Mas apenas quero deixar bem ciente a importância que tiveste no tempo que por cá passaste.

E estamos todos certos que este é o caminho certo. Porque como alguem me disse a mim, e agora digo a ti: o caminho é certo, porque é o teu!

Forte abraço!
 
Se querias surpreender conseguiste. Quase.
Eu ja sabia. A tal Rosa informou-me, achei estranho, mas pelos vistos.. Nao sei o que dizer. E assim me calo. Boa sorte.
 
Obrigado a ambos =)
Realmente, começava a ser muito complicado gerir esta "vida dupla"... E começavam a aparecer fugas que tanto podiam levar a que eu fosse expulso do IGL como não, daí que tenha optado por manter um total segredo, e espero que percebam...
Ai, a Rosa, a Rosa... Nem trancada a noite inteira lhe conseguiu calar a boca... (LOL o belo do trocadilho... ou não... :P esperemos q ela nunca leia isto!)
A vocês os dois, que considero meus grandes amigos dentro e fora do IGL, o meu muito obrigado por todos os bons momentos que lá passámos... =) E prometo que não vou desparecer de vez da vida gregoriana (para tristeza de alguns... *coff*coff* EVP... *coff*coff*) e que muitas visitas ainda serão feitas ao IGL... ;)
 
"Double fuckin' irony" indeed... ;)
 
Eu sei o quanto custa abdicar de um sonho. Mas, o caminho está na nossa frente e temos de saber trilhá-lo. Não importa o que deixamos para trás se o que pretendemos é seguir em frente, com a certeza daquilo que desejamos e a sensatez necessária do que vamos fazer. As marcas que deixamos são o sinal daquilo que somos.
Penso que tão difícil decisão não deixou de ser bem ponderada e, sobretudo, apoiada. Não é fácil, por vezes, cortar o cordão umbilical com aquilo que gostamos. Mas, se não há outra possibilidade, temos que o saber cortar, renascer e seguir em frente.
Creio que já tinha dito, alguns posts atrás, que acreditava que este "tin soldier", reerguer-se-ia de uma batalha perdida com forças redobradas para voltar ao combate e ganhar a guerra. A vida tem, sobretudo, a filosofia inerente a ela própria, a ensinar-nos a conhecermo-nos e aos que nos rodeiam, a avaliarmo-nos e a saber avaliar, a termos a percepção do que se nos avizinha. Acima de tudo, acho que venceste outra batalha, contigo próprio, em que conseguiste superar os teus medos e receios. Sais dela fortalecido, mais destemido, com novo espírito. E, sobretudo, descarregaste um fardo pesado que trazias "às costas". E, como em toda a vida terás de tomar decisões e opções, considera esta como uma lição a apreender...
Agora, soldadinho, continua em frente pois ainda tens muitas batalhas pela frente... mas já tens a experiência mínima para as conseguires vencer.
 
Não consigo expressar o que foi ver-te à porta do IGL com aquele triste cigarro que morria à medida que o tempo passava e te dizia que terias que assinar a tua saída. E no fim "Já assinei". E que momento constrangedor.

Felizmente não sais do mundo da música, o que seria uma grande perda, e é por isso que te endereço muita força, apoio e felicidades para que o projecto de investigação que tens em vista se concretize e venças esta etapa dificil.
Depois de algumas coisas juntos como o jogo de Scrabble na aula de coro (ou tentativa de...) e a Invenção para 3 cigarros e UCAL, que conservo intacta, espero que esta nova fase da tua vida académica seja a concretização das tuas maiores espectativas e que consigas triunfar.

Sabes que o te espera não é fácil. Desististe de um sonho por isso. Admiro a tua força.

Grande abraço
 
Por vezes, as escolhas que somos obrigados a fazer parecem-nos difíceis, no momento. Até podem ser, mas depois percebemos que tudo tem um sentido na vida. É esta a tua decisão? Então é a decisão certa. Confia em ti e nas tuas capacidades. Tu és capaz, tu consegues. Tudo. Basta quereres e lutares pelos teus sonhos, pelos teus projectos, sem te desviares do rumo que traçaste para a tua vida, sem te dispersares .Eu, (nós!) acredito(acreditamos) em ti. Beijos grandes.
 
giovanni pietro... lembro-me taao bem do dia em que te conheci! estavas meio aleste... eras do 12ºano... rodeado de miudos de 14 anos... bolas! eras muito velho!! agora... tenho eu a idade que tinhas nessa altura. O tempo passa... Depressa te integraste! Lembro-me de te ver a tocar com o pombo na sala 28!! depois das aulas de formação...
Apanhaste-me de surpresa... nao estava à espera... de todo! E é com pena que te vejo deixar a NOSSA família! =) nao me vou esquecer de ti! Nem que seja pelo trabalho de filosofia de 11º sobre a existência de Deus!!! LOL lembras-te?
um grande beijinho... =) com pena... sê feliz!! é tudo o que te desejo... :)

Magui
 
Pois... nem trancada a noite inteira.

Espero que esteja tudo bem contigo
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Este blog TINHA um mail! Mas eu esqueci-me da password... Por isso mandem para aqui as vossas queixas, lamúrias, ameaças, cartas de resgate (aviso desde já que não pago mais do que um café e uma torrada por quem quer que seja...), de amor, cantigas de amigo (Ai Deus, e u é?) e de inimigo, de escárnio e maldizer...
jp4space@portugalmail.com
Nota para a senhora sessentona residente no Fogueteiro que enviou um mail com fotografias em Julho passado: eu não sou grande adepto de cera derretida sobre os mamilos...