Este Blog foi um programa de rádio The Steadfast Tin Soldier: O catálogo

terça-feira, setembro 30, 2008

 

O catálogo

Ah Mozart, ganda maluco!

"Madamina, il catalogo è questo", Leporello, Donna Elvira
in Don Giovanni, W. A. Mozart

Madamina, il catalogo è questo
Delle belle che amò il padron mio;
un catalogo egli è che ho fatt'io;
Osservate, leggete con me.

In Italia seicento e quaranta;
In Alemagna duecento e trentuna;
Cento in Francia, in Turchia novantuna;
Ma in Ispagna son già mille e tre.

V'han fra queste contadine,
Cameriere, cittadine,
V'han contesse, baronesse,
Marchesine, principesse.
E v'han donne d'ogni grado,
D'ogni forma, d'ogni età.

Nella bionda egli ha l'usanza
Di lodar la gentilezza,
Nella bruna la costanza,
Nella bianca la dolcezza.

Vuol d'inverno la grassotta,
Vuol d'estate la magrotta;
È la grande maestosa,
La piccina è ognor vezzosa.

Delle vecchie fa conquista
Pel piacer di porle in lista;
Sua passion predominante
È la giovin principiante.

Non si picca — se sia ricca,
Se sia brutta, se sia bella;
Purché porti la gonnella,
Voi sapete quel che fa.

Minha senhora, este é o "catálogo"
Das beldades que o meu senhor amou;
Uma lista feita por mim;
Observe, leia comigo.

Em Itália, seiscentas e quarenta;
Na Alemanha, duzentas e trinta e uma;
Cem em França, na Turquia noventa e uma;
Mas em Espanha são já mil e três.

Entre estas estão camponesas,
Aias, meninas da cidade,
Condessas, baronesas,
Marquesas, princesas,
Mulheres de todos os estatutos,
De todas as formas, de todas as idades.

Com as loiras tem o hábito
De louvar a sua bondade,
Com as morenas, a fidelidade,
Nas de cabelo branco, a doçura.

No Inverno gosta de gordas,
No Verão gosta de magras;
As altas são majestosas,
E as pequenas são sempre charmosas.

Conquista as mais velhas
Pelo prazer de as pôr na lista;
A sua paixão predominante
É a jovem principiante.

Não interessa - se é rica,
Se é feia, se é bonita;
Se ela estiver a usar saia,
Vós sabeis o que ele fará.


Comments:
Isto traz-me tantas saudades do Don Giovanni... :)
 
E pois que passarei noutra altura por aqui para comentar...
Agora é só mesmo para dizer que fiquei sem dinheiro no telemóvel, rsrsrs.
14:30, à entrada, boa?
 
Deste com o meu e eu dei com o teu! Mas acho que tu tiveste que procurar mais ;) Tiveste sorte, que não tarda muito eu vou underground e encontrar-me não será uma pêra tão doce. Bjinhos
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Este blog TINHA um mail! Mas eu esqueci-me da password... Por isso mandem para aqui as vossas queixas, lamúrias, ameaças, cartas de resgate (aviso desde já que não pago mais do que um café e uma torrada por quem quer que seja...), de amor, cantigas de amigo (Ai Deus, e u é?) e de inimigo, de escárnio e maldizer...
jp4space@portugalmail.com
Nota para a senhora sessentona residente no Fogueteiro que enviou um mail com fotografias em Julho passado: eu não sou grande adepto de cera derretida sobre os mamilos...