Este Blog foi um programa de rádio The Steadfast Tin Soldier: Eurico A. Cebolo, de comer e chorar por mais...

domingo, setembro 21, 2008

 

Eurico A. Cebolo, de comer e chorar por mais...

Eurico Augusto Cebolo é, segundo a Wikipedia, músico, compositor e escritor. Mas, a par de "nunca aceitar nada de estranhos" e "nunca apanhar nada do chão", "nunca se fiar totalmente no que a Wikipedia diz" devia ser um dos ensinamentos pré-escolares que nos são transmitidos pelas mães... Não duvidando, no entanto, que o senhor estudou música, como é referido por várias fontes, este homem de olhar perdido e esbugalhado, sentado numa poltrona cujo forro combina com as cores da gravata (que, diga-se de passagem, é de um bom gosto atroz...), é verdadeiramente um ícone da comédia em Portugal e um mentor para todos os que, como eu, ao comprarem o seu primeiro órgão Yamaha, aos 5 anos, descobriram um livro de música que, na contracapa, trazia títulos como Casei com a minha irmã, Matavam as freiras grávidas e O falo perdido. Não que eu, com 5 anos, tivesse consciência do que era um falo. Mas a ilustração da capa em que dois meninos apontam para um homem que, virado para eles, tem as calças já desapertadas e a ver-se um bom bocado do rego já me deixava perceber um pouco o que se passava ali...
O Sr. Cebolo escreveu livros que ensinavam, supostamente, a tocar os mais diversos instrumentos: do piano ao acordeão, do órgão à flauta, do banjo à guitarra baixo, passando pela bateria, a guitarra, o bandolim, o cavaquinho, a viola braguesa, etc. Uma característica bastante interessante destes livros é o facto de cada página ser dividida em três colunas em que o texto se encontra em Português, Inglês e Francês. Uma aposta ousada destas edições de autor, que alguém um dia supôs que pudessem chegar a tornar-se métodos musicais reconhecidos a nível internacional... Outra curiosidade: para o Eurico A. Cebolo, tudo é mágico! Por essa razão, os seus livros chamam-se: Teoria Mágica Musical, Solfejo Mágico, Organista Mágico, Acordeão Mágico, Guitarra Mágica, Piano Mágico, Método Mágico, etc etc etc...
Mágicos, mágicos, são os títulos dos romances que escreveu. Deixo-vos os títulos e as sinopses que são, garanto-vos, de chorar a rir, tal não é a pancadona do gajo...

A filha do padre - Isabel cedo se apaixonou por Eduardo, filho de um dos mais ricos proprietários transmontanos. Esse namoro é interrompido pelo pai de Eduardo que aparece à porta do padre, acusando-o de ter roubado as suas valiosas jóias e ainda de ser o pai de Isabel. Para maior infortúnio, a rapariga não tarda a descobrir que anda grávida.

Casei com a minha irmã - Maria Alice perdeu a mãe, tragicamente. Para sobreviver, torna-se criada da progenitora do homem que ama. A patroa, além de a ultrajar, expulsa-a lá de casa. Depois, é dada como morta no desastre ferroviário de Alcafache. O rapaz que a desonrou casa com a própria irmã. O leitor ficará ansioso pelo desfecho desta história cujo final lhe trará muitas surpresas.

Matavam as freiras grávidas - Maria Teresa ingressara na ordem religiosa das Cristianas, desgostosa por perder a filha que lhe disseram nascera morta. O parto resultara difícil e desmaiara quando teve a menina, desconhecendo por isso que dera à luz também um menino. Ela e uma amiga desvendam o mistério que envolvia a morte das freiras sepultadas no subterrâneo do convento.

Maldição cigana - Carmencita, a cigana tão sedutora, lia nas palmas das mãos a sina de toda a gente, porém, não conseguia ver nas dela o estranho segredo do seu nascimento. Os olhos verde-esmeralda tornavam-na diferente dos restantes membros da comandita, levando a duvidar que pertencesse a tal raça. A paixão e o ódio que sentia por Diogo alteraram o rumo da sua vida.

O falo perdido - Miguel e Damião cresceram juntos na Quinta das Mimosas onde um criado os levou a práticas sexuais aberrantes. Miguel era filho da proprietário e Damião aparecera abandonado à porta da mansão. Um intrincado enigma envolvia o seu nascimento. D. Ângela, a dona da quinta, casara com um inglês, mas no seu coração sempre reinara outro homem.

O violador das mortas - Um bebé foi roubado e depois enjeitado por descobrirem a sua cegueira. Mais tarde é raptado e obrigado a mendigar com uma menina que julga sua irmã. Crescem e apaixonam-se, mas ela morre e sepultam-na, num cemitério onde um necrófilo, devido ao seu desequilíbrio psíquico, profanava os túmulos e violava as mortas. Um desfecho surpreendente.

Incesto sem pecado - Duas crianças, trocadas ao nascer, vivem no mesmo palacete onde a rica ocupou a posição da pobre de quem passa a ser criada, enquanto a pobre tomou o lugar da rica que odeia e maltrata. Este segredo origina ligações incestuosas.

A santa assassina - Um engano relacionado com um assassínio causa a infelicidade do jovem a quem atribuem a culpa. Ele fica com a vida destroçada por não conseguir provar a sua inocência. A morte de um homem na igreja traz importantes revelações.

e a que contém a minha citação favorita:

A prostituta virgem - Natália foi difamada, publicamente, e o seu pai, acusado pela morte do sogro, morre assassinado à sacholada ao tentar redimi-la. Seu primo faz-lhe a vida negra e acusa-a de prostituta ao vê-la com uma criança nos braços.

Por último, convém informar que existe um grupo do Hi5 dedicado ao Eurico Cebolo ("Eurico Cebolo tas ca dentro"), um quiz online para determinarem qual dos livros do Eurico Cebolo vocês são (http://www.quizilla.com/quizzes/1219631/que-romance-de-eurico-cebolo-es) e ainda um tributo ao Eurico A. Cebolo pelo Emanuel Casimiro, "O Rei do Power Pimba!", que podem ouvir na barra lateral do Steadfast Tin Soldier.


Comments:
"O falo perdido"? Deu este no teste, mas qualquer um dos outros títulos do livro é igualmente mau...
Nunca antes tinha ouvido falar neste senhor. As coisas que uma pessoa aprende num sábado à noite, é incrível!
 
Tu não deixas escapar nada, descascaste o cebolo de alto a baixo :)
 
Desde o "Solfejo Mágico" nunca mais fui a mesma, lol.
E só mesmo num sábado à noite para me lembrar desses tempos;-)
 
Vai ao meu cantinho, tens lá o bolo! ;)
 
lool...ja ca nao vinha ha uns tempinhos...acho que por ter ficado sem net me esqueci que existiam blogs que constituem verdadeiras razoes por si proprias para uma pessoa adquirir net...este e um deles :)
nao sabia a habilidade romancista do senhor, mas fui uma dessas traumatizadas pelas "magias" cebolisticas... o orgao magico, alias, acho que ainda hoje me vem parar as maos alunos que anteriormente estudaram orgao e adivinha? sabes o que estudaram? o para elisa versao pimba e amigos semelhantes..... de fugir! enfim, o senhor tem um je ne sais quoi que insiste em permanecer ta visto.... lol....

beijinhs..filipa (de evora) (de facto, ca estamos foi uma grande novidad:P)
 
Eu comecei a aprender música com um livro deste senhor.

Como não conhecia nada de nada de música pensava que era um homem muito importante, principalmente quando dizia, algures no livro, que ele tinha ganho variados prémios nacionais e internacionais... O tempo foi passando e em pouco tempo tinha 4 ou 5 livros do "Órgão Mágico" arrumados antes de entrar para o conservatório. Depois é que uma pessoa vê que o homem só fazia aquilo que é básico. Lembro-me que a páginas tantas dos seus livros se encontrava parte do concerto no. 1 de tchaikovsky para piano e orquestra mas na tonalidade de lá menor portanto foi um grande drama para mim quando descobri que essa peça se encontra sim na tonalidade de sib menor e não naquela que eu tocara.

"Eu plantei as rosas para que voces as colhessem!" (ou lá o q o homem dizia no fim dos seus livros)

xDDDDDD
 
É PENA QUE PESSOAS COMO VÇS SENTANDAS A FRENTE DE UM ECRÃ NAO CONHECEREM AS OBRAS DELE. E FALAREM COMO AUTENTICOS PALHAÇOS ,E PARASITAS DESTA NAÇAO

CRITICAR É FAÇIL FAZER É MAIS DIFICIL,E U LI ALGUNS DOS LIVROS E NAO ACHEI NADA DAQUILO QUE FALAM AQUI...PENA QUE ALGUNS ÓTARIOS SAO COMO MENINOS DO CORO DE ALGUNS PROGRAMAS CULTUTAIS DA TV
DESCULPEM QUALQUER COISINHA
NAO QUERO OFENDER NINGÚEM
BEIJOS PARA TODOS

MARISA
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Este blog TINHA um mail! Mas eu esqueci-me da password... Por isso mandem para aqui as vossas queixas, lamúrias, ameaças, cartas de resgate (aviso desde já que não pago mais do que um café e uma torrada por quem quer que seja...), de amor, cantigas de amigo (Ai Deus, e u é?) e de inimigo, de escárnio e maldizer...
jp4space@portugalmail.com
Nota para a senhora sessentona residente no Fogueteiro que enviou um mail com fotografias em Julho passado: eu não sou grande adepto de cera derretida sobre os mamilos...