Este Blog foi um programa de rádio The Steadfast Tin Soldier: Tempo Primo

segunda-feira, julho 28, 2008

 

Tempo Primo

E o The Steadfast Tin Soldier voltou. 
Após uma longa suspensão, o soldadinho de chumbo reergueu-se e vai de novo voltar à blogosfera. Já estamos a meio das férias e, a mim, parece-me que ainda estamos no princípio... Talvez porque este seja o primeiro dia em que estou efectivamente "de férias", e estas aspas justificam-se com ainda muito trabalho por fazer até dia 31 de Julho. Só a partir de Agosto estarei completamente livre e desafogado.
Este ano participei em algo magnífico, tanto do ponto de vista da aprendizagem como da vivência social. O meu primeiro curso de direcção de orquestra, juntamente com outros 29 proto-maestros, orientado pelo maestro Jean Sébastien Béreau... Como disse um colega nosso, vraiment, plus qu'un maître, un père... Maestro com uma reputação considerável, consolidada ao longo de 73 anos de vida e 61 de estudo, mantém uma energia invejável e um espírito jovem que faz com que seja não o velho mestre que ensina a sua arte do alto do seu estrado mas sim um maestro que vêm pôr-se ao nosso lado, que nos empresta a própria batuta, que ri connosco e que dança ao som de "We will rock you".
Foram duas semanas de aulas constantes e ensaios intensos, com uma orquestra de 70 músicos portugueses e franceses, em que aprendi imenso, tanto com o Maestro Béreau como com os colegas do curso de direcção como também com os instrumentistas da orquestra, para culminar com 3 concertos finais dirigidos pelos participantes no estágio de direcção. 7 peças, todas com um carácter espanhol, estudadas e ensaiadas durante uma semana sem orquestra e, na 2ª semana, em frente a 70 pares de olhos atentos à nossa batuta e que, de maestro para maestro, mudavam a sonoridade da música, numa alternância de pequenas nuances de interpretação quase imperceptíveis mas que, quando se detectam, dão um prazer enorme identificar...
Foram também duas semanas de brincadeira e boa disposição, desde a descoberta do famoso compositor Pedro Rocha e das suas dissertações sobre o Aspartame e a violência na cantiga "Atirei com o pau ao gato" (cantada na sua versão com valores acrescentados), passando pelo "Foi há pouco... O coveiro ainda foi atrás dele... Roubos? E não são muitos... E não são poucos... Bastantes, né?" e os insultos ditos aos franceses com um sorriso e um aceno de mão como quem os está a cumprimentar.
Foram duas semanas de aprendizagem, de convívio, de amizade, de música... Foram duas semanas que vieram provar que nunca nada está tão bem como achamos que está, mas também que tudo se alcança com trabalho e dedicação. A direcção de orquestra é algo complicado, é difícil e exige uma preparação enorme em termos musicais. E quando se vê o Maestro Béreau a dirigir pensamos que é, de facto, impossível... Mas não é. Nas palavras de Jean Sébastien Béreau, "Le chemin est long... Il vous faut être courageux et patient... Et un jour, les fenêtres s'ouvrirent."
Agora... Estágio de direcção de orquestra com o Jean Sébastien Béreau? Ah, então sei... E gosto!

Comments:
Será que o soldadinho de chumbo se reergue e volta a caminhar em frente? Nunca fui bom a comandar mas orgulho-me de saber avaliar pessoas. Este soldadinho desmotivado, quase vencido, volta a caminhar? Talvez uma lufada de ar fresco, talvez uma batalha diferente lhe tenham mostrado que, na vida, não interessam as vezes que tombamos mas as vezes que nos levantamos. Eu penso que foi uma batalha, dura. Uma batalha em campo estranho e desconhecido. Uma batalha em que não estava suficientemente preparado. Mas, armado daquela "garra" que lhe conheço, frente ao desafio que tinha pela frente, não desarmou, lutou, e atingiu o objectivo. Talvez não aquele que esperava mas algo mais importante, mais sublime, mais superior. Tirou a verdadeira lição de vida, do esforço e da dedicação que temos de ter para atingir um objectivo.
Pois, soldadinho, marcha!
E, citando Jean Sébastien Béreau, "Le chemin est long... Il vous faut être courageux et patient... Et un jour, les fenêtres s'ouvrirent." sinto a força destas poucas palavras mas a grande filosofia que está dentro delas.
 
Hhhahahaha! Aquela sou eu! Na sala do pânico!

Lá aquele grande senhor começa a contornar a sala vagarosamente com o olhar, estou no meio da sala na fila de trás desejando ser 7 palmos mais pequena, 10 mais mais magrinha, 4 menos faladora , e 55 mais discreta, era impossível entroolhar-me mais (palavra nova nao é tão fixe?) na cadeira...
.... ...
.. . ....
"MónicÁ?"
o dedo estava apontado para mim...
oh! shit! =)
e lá estou eu na foto do joão,

aahah bons momentos! teve-se bem! Que venha o próximo!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Este blog TINHA um mail! Mas eu esqueci-me da password... Por isso mandem para aqui as vossas queixas, lamúrias, ameaças, cartas de resgate (aviso desde já que não pago mais do que um café e uma torrada por quem quer que seja...), de amor, cantigas de amigo (Ai Deus, e u é?) e de inimigo, de escárnio e maldizer...
jp4space@portugalmail.com
Nota para a senhora sessentona residente no Fogueteiro que enviou um mail com fotografias em Julho passado: eu não sou grande adepto de cera derretida sobre os mamilos...