Este Blog foi um programa de rádio The Steadfast Tin Soldier: Preciosidade perdida

sábado, março 03, 2007

 

Preciosidade perdida

Hoje é um dia feliz. Encontrei algo que há muito julgava perdido. Um manuscrito do Fernando Lopes-Graça.
Há muito, muito tempo, quando as pessoas em Portugal não tinham liberdade para dizer o que pensavam, houve alguns que resistiram contra o regime fascista então instalado e que ousaram dizer o que pensavam. Uma dessas pessoas foi Fernando Lopes-Graça, músico, um dos maiores compositores que Portugal já viu nascer. Foi preso pela PIDE por manifestar opiniões contra aquelas defendidas pelo regime, usando a música para reflectir os seus ideais de liberdade e de oposição ao Estado Novo. Outra dessas pessoas foi António Nunes, na altura taxista, o meu avô paterno. Foi preso porque, um dia, dois cavalos da GNR se atravessaram na estrada e ele gritou "Oh seus filhos da puta, tirem as bestas do caminho!". E foi preso. Durante o tempo em que esteve na prisão, o meu avô conheceu o Fernando Lopes-Graça, que lhe escreveu um "Livro de Escalas e Tons de Viola". Esse livro, escrito pelo próprio punho do compositor, passou para o meu pai e, agora, para mim.
Cutting the crap, indo directo ao assunto que possivelmente vos interessará mais, fica aqui a digitalização do livro que me parece, no entanto, não ter sido acabado. Não se fica na prisão para sempre, não é...? Hmmm...














Comments:
o meu pai esteve na lista negra da pide =P LINDOOO JOAOOO ^^
 
Mt engraçado :D o teu 1º post q me obrigou a sacar da guitarra:P É uma honra aprender música c manuais assim... E viva o Graça!

P.S. : os acordes mais difíceis tão um bocado estranhos, n estão?:P
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Este blog TINHA um mail! Mas eu esqueci-me da password... Por isso mandem para aqui as vossas queixas, lamúrias, ameaças, cartas de resgate (aviso desde já que não pago mais do que um café e uma torrada por quem quer que seja...), de amor, cantigas de amigo (Ai Deus, e u é?) e de inimigo, de escárnio e maldizer...
jp4space@portugalmail.com
Nota para a senhora sessentona residente no Fogueteiro que enviou um mail com fotografias em Julho passado: eu não sou grande adepto de cera derretida sobre os mamilos...