Este Blog foi um programa de rádio The Steadfast Tin Soldier: Farturas e pipocas

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

 

Farturas e pipocas

Ontem, dia de referendo nacional sobre a despenalização do aborto, fui almoçar a casa da minha avó. Passei em frente à escola primária lá da "terriola", onde as pessoas vão votar, e observei, num misto de surpresa e de agrado, que uma roulotte com farturas e pipocas estava MESMO à porta. Isto é bonito, é querido... É também um grande negócio! Sim, porque uma pessoa vai votar num dia triste e chuvoso como ontem e depois o que é que lhe apetece fazer? Ir para casa descansar? Tocar piano? Esperar aninhados no sofá em frente à televisão para ver o Gato Fedorento? NEM PENSAR! A gente quer é pipocas e farturas e churros e fritos com carradas de óleo e molhangas doces pelo meio feitas sabe-se lá com quê! Em Lisboa não vi nada disto. Não vi mulheres gorduchas, cabelo louro como o óleo de fritar churros, com o buço por rapar, a gritar as suas farturas. Não vi carrinhos vermelhos pelas ruas com senhores de bigode grisalho a vender pipocas doces, salgadas e com sabor a morango. Não vi nada disto. A cidade tem um ambiente muito mais austero, mais sério. Não cheira tanto a palhaçada. Quando passei por aquela roulotte, que tinha acesas as luzes coloridas, tal como quando há feira ou quando são as festas lá da terra, achei que era um bocadinho de palermice a mais, sabia-me a uma oportunidade para ir comer farturas e não a uma oportunidade para decidir sobre a despenalização do aborto. E será que os óleos a ferver e os vapores que saem das chaminés terão algum efeito no discernimento das pessoas? Quantos SIM terão votado NÃO sob o efeito alucinogéneo dos vapores de óleo das farturas? E quantos NÕES terão virado SINS?
Estou para aqui a falar, mas a verdade é que eu até acho piada a estas coisas de terriola... É um Portugal diferente de Lisboa. Qualquer sítio a que vá em Portugal acho sempre muito menos evoluído do que Lisboa, com as coisas menos disponíveis, lugares mais contidos... Mas têm a sua piada! Lembro-me de há dois anos ter feito um curso de verão em Bragança e ter entrado em pânico por saber que a FNAC mais próxima estava no Porto. Isso, em boa verdade, não me interessava para nada, não precisava de lá ir, mas custou-me um bocado aceitar o facto de estar tão longe de algo que, para mim, está a 10 minutos de distância. Tal como quase qualquer outra coisa em Lisboa. Eu demoro mais tempo na casa de banho do que a chegar a algum lugar em Lisboa! (Ok, not true... Mas quase...) Por falar em Bragança... Uma foto divertidíssima que tirei na primeira noite que fui sair com o resto do pessoal do curso (Bragança é um sítio lindo para passear à noite no Verão). A lista de prémios do torneio de sueca do Grupo Desportivo de Bragança:

[Ana, 'bora organizar o Torneio de Sueca da Associação de Estudantes do Instituto Gregoriano de Lisboa? Primeiro prémio: uma vitela!]

Comments:
Mais um post em que no final fiz um grande sorriso :P Acho que esse torneio era excelente, iria motivar mta gente :P

Bom regresso, continua assim, como sempre foi, e como sempre será, tenho a certeza!

Abraçao!
 
Dois presuntos... hummmm. Quando é o próximo torneio?
 
então andas pelos sítios errados de lisboa :P
no sítio onde eu voto compro sempre (eu ou os meu pais) uma fartura a uma senhora que lá está com a roullote sempre que há eleições, referendos, etc.
é que isto de votar parecendo que não cansa, tem que se ler a pergunta, fazer uma cruz com cuidado para não sair para fora do quadrado, dobrar aquilo tudo, meter na urna, puxa que canseira! depois disso vai uma farturazita :D
 
Oi... Passei por aqui e acidentalmente encontrei uma ciosa muito estranha: Duarte Rosado...
Quero perceber d onde o conheces e se sabes o que está para lá da música!!!
Curiosidade, que mata gatos...
Bjinho,porta-te bem
 
Bem, foi o meu irmão que me mostrou a música pela primeira vez há uns meses atrás... Ao início não achei nada de especial, sinceramente... E continuo a achar que há ali um ou dois versos que não fazem muito sentido... Mas, no global, a letra acaba por ser, vá lá, bonitinha... E pu-la aqui porque tem algum significado... Mas o que é que a música tem assim de tão especial, afinal? =P (Curiosidade, que mata protopianistas... =P )
 
Como já te informei, mas talvez não devidamente, Duarte Rosado é um jovem adulto católico que se juntou com os amigos e fez uma "brincadeira musical", gravando estas músicas (sim, ainda tem algumas), mas com um significado religioso, apelando à juventude para o cristianismo. O Duarte Rosado é agora padre e os movimentos de escuteiros apreciam bastante estas músicas porque se enquadram bastante no espírito que eles têm.
Sei isto tudo porque estudo num colégio jesuíta (sim, a Artave faz parte do INA, Instituto Nun'Alvres, irmão do S. João de Brito e outros espalhados pelo mundo), tenho amigos e professores que o conhecem e também tenho amigos escuteiros.
Mas nem por isso aprecio a música, só de vez em quando...

Curiosidades exterminadas,lol,
Bjinho, porta-te bem
 
Hum... Desculpem interromper...
Mas quanto a isso do Duarte Rosado, a música parece mesmo muito virada para um lado romântico...
Um romantismo apaixonado de um homem para uma mulher...
Claro que pode ser que afinal "ela" não seja uma "ela"... Mas parece muito...
Mas se for mesmo uma "ela"... E se ele é padre... Há aí qualquer coisa que está mal... Digo eu...
Mas dado estar praticamente na escuridão da ignorância, neste assunto, pedia-lhe a si, senhorita Ana Pereira, que me iluminasse nesse sentido...
Bom post, já agora, João!
Fica bem!... E porta-te mal!
Peace ;p
 
Já agora... Não querendo estar a menosprezar a tua escrita, João (até adoro ler os teus posts que são, normalmente, geniais...), onde anda a senhorita Tatiana?!
Gostei bastante do estilo dela, fui ler o pouco que podemos ler n'O Gato Que Ri, e tudo...
Mas já há uma pergunta que se me faz cá dentro:
"Ond'é qu'anda essa rapariga?!"
Fica bem!... E porta-te mal!
Peace ;p
 
Caro Lion,
Penso que a Tatiana não se vai chatear (muito) comigo se eu cometer esta pequena inconfidência: a Tatiana deixou cair o portátil ao chão, o que fez com que o computador deixasse de funcionar. Logo, não tem podido escrever no blog. Espero que agora, nas férias do carnaval, com um bocadinho mais de tempo e acesso a um computador, a nossa tão estimada Witch, queridíssima co-autora deste blog, possa de novo brindar-nos com os seus maravilhosos textos =) Conto com isso! ;)
NOTA: eis o comment com mais adjectivos não-insultuosos alguma vez escrito por mim neste blog. Nenhum destes adjectivos deixa, no entanto, de ser verdadeiro e de ter total significado.
 
EPAAAA Ê ONTE GANHEI DUAS VTELAS E NINGUÊ MASSSS DÊUUU!!!;P

comico no minimo ^^
 
siga! :D
 
Quem fornece as vacas?
(Segundo o André Lourenço, isto é tarefa do presidente da assembleia geral... =P LOL)
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Este blog TINHA um mail! Mas eu esqueci-me da password... Por isso mandem para aqui as vossas queixas, lamúrias, ameaças, cartas de resgate (aviso desde já que não pago mais do que um café e uma torrada por quem quer que seja...), de amor, cantigas de amigo (Ai Deus, e u é?) e de inimigo, de escárnio e maldizer...
jp4space@portugalmail.com
Nota para a senhora sessentona residente no Fogueteiro que enviou um mail com fotografias em Julho passado: eu não sou grande adepto de cera derretida sobre os mamilos...