Este Blog foi um programa de rádio The Steadfast Tin Soldier: Soldadinhos de chumbo

terça-feira, janeiro 23, 2007

 

Soldadinhos de chumbo

Finalmente, um post que faz jus ao nome deste blog.
Algumas pessoas já me perguntaram acerca da minha colecção de soldadinhos de chumbo (embora eu tenha uma foto do expositor no meu Hi5...), há quem tenha achado engraçada a minha colecção e há até quem me chame "soldadinho"! Este post é dedicado a essas pessoas e a todas as outras que, como eu, gostam de soldadinhos de chumbo.
Tive os meus primeiros soldadinhos de chumbo por volta dos 12 anos. Até lá, confesso, nunca tinha achado grande piada a essas coisas... Mas, numa ida à feira da ladra numa das suas habituais cruzadas por velharias e antiguidades, a minha mãe viu quatro soldadinhos de chumbo e decidiu comprar-mos. Achei giro, eram engraçados, mas não lhes liguei muito. Durante 2 anos ficaram guardados numa gaveta, embrulhados em guardanapos para não se partirem.
Dois anos passados, comprei o primeiro soldadinho de uma daquelas colecções que são sempre lançadas em Setembro (que até irrita de tanta publicidade que passa na televisão!). Comprei o segundo... O terceiro... E no meu 14º aniversário tinha como prenda um envelope com a assinatura de toda a colecção! I freaked out... Demorou mais de um ano até conseguir completar toda esta colecção de soldadinhos de chumbo da 2ª Guerra Mundial, num total de 60 figuras. Acabada a colecção, comecei a comprar alguns soldadinhos de chumbo quando me lembrava. Algumas edições de outras colecções que encontrava de vez em quando e, quando juntava dinheiro para isso e não me importava de o gastar, um ou outro soldadinho "melhorzito", da marca Soldat, numa loja que os vende na Rua do Ouro.
No Natal de 2005 tinha à minha espera uma prenda fantástica: um soldadinho de chumbo de colecção das Distler Figures, à escala 1:24. Um "King's Dragon Trooper" (sei lá traduzir isto...) britânico de 1815, grande, pesado, lindo, com um detalhe de pintura fenomenal. I freaked out too!
A minha colecção de soldadinhos de chumbo foi crescendo: uns comprava eu, outros ofereciam-me... A colecção tem, actualmente, 79 soldadinhos de chumbo, embora nem todos estejam aqui: optei por não incluir um que tenho repetido, outro que não é pintado e é feito numa liga metálica não venenosa (sem chumbo) e um terceiro que é feito de resina sintética e não de metal. É uma colecção relativamente cara e um investimento pouco dinâmico, já que o dinheiro que se gasta em soldadinhos é para eles ficarem lá parados no expositor a "olhar" para mim, acaba por não haver grande interacção com os soldadinhos de chumbo. Além disso, pode ser um pouco perigoso (especialmente se houver crianças pequenas por perto), porque o chumbo é venenoso e cancerígeno. Mas eu também não os ando a trincar... E o mais provável é que estes soldadinhos não sejam todos em chumbo, mas sim numa qualquer liga metálica que inclua também chumbo.
Bem, para todos os que também sentem assim uma ligeira empatia com os soldadinhos de chumbo, aqui ficam fotografias da colecção. Não são de grande qualidade e estão um pouco desfocadas nos cantos... Mas uma dia destes pode ser que eu faça umas melhores =)


Estes foram os meus primeiros soldadinhos de chumbo. Não sei muito sobre eles, mas acho que é mais ou menos evidente que se tratam de dois porta-estandartes (o primeiro escocês e o segundo inglês ou francês) - ambos sem os estandartes, já vinham assim - um soldado possivelmente turco e um oficial francês da época napoleónica.


Cavaleiro da Ordem do Templo (séc. XII), centurião romano e, salvo erro, archeiro babilónio.


Sinceramente, não me lembro bem do que são estes dois... Mas penso que sejam ambos soldados de infantaria, britânico e francês respectivamente.


"Teniente de Dragones", Espanha, 1808


"The King's Dragon Trooper" britânico, 1815


George Patton, Adolf Hitler e Joseph Stalin


Porta-estandarte a cavalo das SS, Alemanha, 1939-45


Soldado de Infantaria da Wehrmacht, Alemanha, 1940
Tenente dos US Marine Corps, Estados Unidos, 1945
Capitão das SS, Alemanha, 1940
General do Estado-Maior do British Army, Grã-Bretanha, 1942
Soldado de Infantaria do Exército Imperial, Japão, 1942


Soldado de Infantaria do British Army, Grã-Bretanha, 1943
Soldado de Infantaria da Wehrmacht (uniforme de neve), Alemanha, 1943
General de Divisão da Armée de Terre, França, 1940-1944
Tenente Piloto-Aviadir da Luftwaffe, Alemanha, 1941
Soldado de Infantaria do Exército Soviético, União Soviética, 1943


Cabo dos Afrika Korps da Wehrmacht, Alemanha, 1942
Soldado de Infantaria de Marinha, União Soviética, 1943
Capitão de Artilharia da Wehrmacht, Alemanha, 1944
Sargento de Infantaria do US Army, Estados Unidos, 1943
Panzergrenadier da Wehrmacht, Alemanha, 1944


Sargento Piloto-Aviador da Royal Air Force, Grã-Bretanha, 1940
Soldado Condutor-Auto da Wehrmacht, Alemanha, 1941
Tenente Piloto-Aviador da US Army Air Force, Estados Unidos, 1943
Capitão Piloto-Aviador da Armada Imperial, Japão, 1941
Soldado Paraquedista do US Army, Estados Unidos, 1944


Caçador de Montanha da Wehrmacht, Alemanha, 1940
Sargento do VIII Exército do British Army, Grã-Bretanha, 1943
Comandante de Submarino da Kriegsmarine, Alemanha, 1943
Soldado de Infantaria da Armée de Terre, França, 1940
Soldado Paraquedista da Luftwaffe, Alemanha, 1941


Tenente Piloto-Aviador da US Navy, Estados Unidos, 1942
Gendarme da Wehrmacht, Alemanha, 1941
Coronel do Exército Soviético, União Soviética, 1945
Soldado de Infantaria do Regio Esercito, Itália, 1943
Soldado Gurka do British Army, Grã-Bretanha, 1942


Miliciano do Regimento de Juventudes Fascistas do Regio Esercito, Itália, 1941
Batman da Royal Navy, Grã-Bretanha, 1944
Oficial do Exército Imperial, Japão, 1942
Comando do British Army, Grã-Bretanha, 1944
Soldado de Infantaria da Armée de Terre de Vichy, França, 1942


Soldado Legionário das Forces Françaises Libres, França, 1942
Condutor-Auto do Regio Esercito, Itália, 1942
Almirante da US Navy, Estados Unidos, 1943
Marechal das Forças Armadas, Finlândia, 1939
Aviadora da Força Aérea, União Soviética, 1941


Alpino do Regio Esercito, Itália, 1940
Atirador Argelino das Forces Françaises Libres, França, 1943
Bersagliere do Regio Esercito, Itália, 1944
Sargento Condutor-Auto do US Army, Estados Unidos, 1944
Soldado de Infantaria da Wehrmacht, Alemanha, 1945


Paraquedista do British Army, Grã-Bretanha, 1944
Oficial Piloto-Aviador da Regia Aeronautica, Itália, 1942
Soldado de Cavalaria do Exército de Terra, Polónia, 1939
Oficial Condutor-Auto das Waffen SS, Alemanha, 1944
Soldado Condutor-Auto do Exército Vermelho, União Soviética, 1941


Almirante da Kriegsmarine, Alemanha, 1939
Soldado Condutor-Auto do Armée de Terre, França, 1944
Mecânico de Voo da Luftwaffe, Alemanha, 1943
Marinheiro da US Navy, Estados Unidos, 1944
Assistente da Abwehr, Alemanha, 1943


Cabo dos US Marine Corps, Estados Unidos, 1941
Soldado do Regio Esercito, Itália, 1942
Oficial do Exército, China, 1939
Alferes de Artilharia ATP da Wehrmacht, Alemanha, 1944
Engenheiro-Sapador do Exército Soviético, União Soviética, 1943


Esta é a minha "aquisição" mais recente, oferta de uma colega do meu pai que sabia que eu coleccionava soldadinhos de chumbo. Embora não seja exactamente um soldado, é possivelmente o meu "soldadinho de chumbo" mais valioso e mais antigo: um jóquei montado num cavalo (ao qual já faltam três patas), ainda com a pintura de origem, fabricado no início do séc. XX ou, talvez, até em finais do séc. XIX.


Comments:
Ah e tal... o nosso amigo fez anos a 20 de Janeiro mas se ainda não lhe tiverem dado um prenda... Ah e tal... ainda vão a tempo... Não é que ele goste de soldadinhos de chumbo, mas acho que seria uma boa ideia. Certo, "Soldadinho" ;)?
Bjs
 
"Teniente de Dragones", Espanha, 1808


onde terei visto este "indivíduo" antes?

beijinhos*
 
Ups, correcção! Afinal, o archeiro não é babilónio, mas sim assírio! Fica o reparo para o caso de alguém, algum dia, voltar a ler isto! =P
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Este blog TINHA um mail! Mas eu esqueci-me da password... Por isso mandem para aqui as vossas queixas, lamúrias, ameaças, cartas de resgate (aviso desde já que não pago mais do que um café e uma torrada por quem quer que seja...), de amor, cantigas de amigo (Ai Deus, e u é?) e de inimigo, de escárnio e maldizer...
jp4space@portugalmail.com
Nota para a senhora sessentona residente no Fogueteiro que enviou um mail com fotografias em Julho passado: eu não sou grande adepto de cera derretida sobre os mamilos...