Dois excertos de um livro que me parece ser muito bom (pelo que eu li até agora...), para aguçar o apetite às diferentes pessoas que gostam de diferentes coisas, incluindo diferentes estilos literários e diferentes linguagens. Quem disse que não se pode agradar a Gregos e Troianos? Este livro parece fazê-lo... muito Alegremente! ;)
"Para Angola e em força. As mães redobram de actividade em suas lidas, preparam roupas, malas e compotas, à noite choram. Os pais sentam-se calados olhando para dentro. Se apanham os filhos distraídos demoram neles o olhar aflito, carne da sua carne, quem sabe se para canhão. E de repente ficam velhos.
Nos cais de Lisboa as mulheres gritam, arrepelam os cabelos, algumas enrolam os filhos nos seus xailes, se pudessem escondiam-nos ao colo, outra vez pequeninos e só delas. Os pais passam em silêncio os dedos pelas fardas, não conseguem quebrar o pudor masculino do gesto e da palavra, mesmo que lhes apeteça agarrar nos filhos e protegê-los com seus braços.
Tempo de lenços a acenar, xailes negros, lágrimas, rugas, ó mar salgado, quanto do teu sal. Vão-se os navios pela barra fora, Lisboa tem suas barcas, lá mais para diante, na praia do Restelo, continua um velho de aspecto venerando, meneando três vezes a cabeça descontente, ó glória de mandar, ó vã cobiça."
"Agora vou contar a daquele que se sentou no café e mandou vir o graxa, que era um puto muito conhecido, chamavam-lhe o Mais Cinco, era o que ele pedia sempre depois de lhe pagarem, dê mais cinco patrãozinho. Vai ele e estende a mão para receber, o outro puxa da pistola e diz-lhe: Desculpa lá, ó Mais Cinco, não tenho troco. E zás, ferra-lhe um estoiro nos miolos, mesmo à queima-roupa. Parece que a UPA lhe tinha serrado a mulher e o filho numa fazenda da Beira Baixa. Andava por aí de cabeça perdida, aviou uma data deles, até que a tropa acabou por lhe deitar a mão. Ainda vi alguns assim. Andavam de barba crescida e tinham os olhos inchados. As mulheres então ainda pior, eram elas que atiçavam os homens, aluadas de todo, o meu alferes nem queira saber, parece que os acontecimentos lhes puseram a rata aos saltos. No Norte nem se fala. Os turras da UPA não pouparam ninguém. Mulheres e crianças mortas à catanada, facas cravadas na cona das mulheres, cabeças de brancos cortadas com os caralhos metidos na boca. Se não fosse a vinda da tropa não sei o que seria."
# pintado por JoaoPedro @ 23:17