Este Blog foi um programa de rádio The Steadfast Tin Soldier: I'd like to thank the academy...

sábado, dezembro 09, 2006

 

I'd like to thank the academy...

In this 100th post celebration, I'd like to thank the academy... Ou, melhor dizendo, hoje que se comemora o 100º post deste blog (que ultimamente tem andado um bocadinho "xôxo" - obrigado EVP por estas maravilhosas palavras que introduzes no nosso léxico!), decidi voltar aos bons velhos tempos e à bruta da pancadaria no catolicismo.
Tou a brincar, tou a brincar, não vou dizer mal de religião nenhuma: alguém já o fez por mim! ;-P
Atenção a todos aqueles que já se sentiram ofendidos anteriormente: não estou a fazer isto por gozo à religião (há quem acredite em Deus, há quem acredite em Alá e há quem acredite que os 4 Taste sabem cantar. Há que respeitar as crenças, mesmo que às vezes nos apeteça dizer bem alto "FODA-SE!!!!!" [AFF: Reminds you of something, doesn't it! ;) ]), estou a fazer isto porque... Bem, porque achei minimamente engraçado e maximamente provocador este video que quase parece steadfasttinsoldieriano, tais são as berlaitadas que manda no Novo Testamento.
Já que estamos numa de "cafés e chocolatinhos", deixo aqui para todos os não-crentes-que-até-acham-uma-certa-piada-às-piadas-que-fazem-com-a-religião-embora-achem-incorrecto-troçar-dos-outros este pequeno chocolatinho. Ou, se calhar, é mais uma gigantesca tablete de chocolate, espesso, duro, saboroso, quase steadfasttinsoldieriano:



P.S. - Se és realmente MUITO, MUITO, MUITO católico e hipersensível a videos que gozam com a religião, é melhor não veres este vídeo. Mais uma vez descarto as culpas: não fui eu que fiz o vídeo, a autora é a Sara, uma amiga com quem não falava há... hmmm... MUUUUUITO TEMPO!!! :P
Espero que tenhas lido este aviso a tempo... ;P


Comments:
Posso começar por afimar que no primeiro comment que eu ia fazer ia escrever algo do genero: "Os autores de tal video revelam retardice mental aguda".. apesar de continuar a defender esta opiniao, resolvi n enverdar por este caminho, e deixar uma simples pergunta:

Porquê?
 
GUIA DE LEITURA DO POST:
Para evitar mais discussões no MSN que consomem imenso tempo, é de salientar alguns aspectos... Não sou a favor do desrespeito de qualquer tipo de símbolos religiosos ou de outra coisa qualquer - não escrevi isto no post porque este é um blog de amigo para amigos, e presumo que quem me conhece saiba isso tudo, e bla bla bla...
"decidi voltar aos bons velhos tempos e à bruta da pancadaria no catolicismo" -> oh pessoal, vamos lá a ver uma coisa... quem me conhece, sabe distinguir quando estou a falar a sério de quando estou a brincar... e isto era a brincar, até porque na linha seguinte estava "Tou a brincar, tou a brincar"...
Mais, para quem ainda tem dúvidas: "Atenção a todos aqueles que já se sentiram ofendidos anteriormente: não estou a fazer isto por gozo à religião (há quem acredite em Deus, há quem acredite em Alá e há quem acredite que os 4 Taste sabem cantar.(...)"
Portanto... vamos lá, pessoal, antes de começarem a mandar vir, pensem na diferença entre o gozo e as coisas ditas na brincadeira... Para quem me conhece, sabe que eu sou heterossexual (lol need more proof? :P ), mas passo a vida a dizer "ui, querida, nem imaginas o gajo BOM com quem fui sair ontem..."... Mais uma das coisas em que estou a brincar... Bem, a mensagem geral é: quem sabe a diferença entre quando estou a brincar e quando estou a falar a sério, sabe...
 
Subscrevo o comment anterior por completo e acrescento:
Aquilo q fazem com o livro, seja lá o Novo Testamento ou o q quer q seja é algo q ninguém minimamente civilizado faz no seu perfeito juízo... Um livro é sempre um tesouro (ok, temos sempre literatura de casa de banho...) e por muito q não se concorde c o q diz é uma mais valia conhecer. Se me oferecessem um livro de rituais pagãos da Roma Antiga, seria com todo o gosto que eu o leria qd tivesse ocasião e guardaria na prateleira para uma outra ocasião, ainda q n faça sacrifícios a Mercúrio nem queira um lugar no Olimpo. O livro é por si só uma pequena maravilha, e devemos-lhe quase tudo o q sabemos (e ao senhor Gutemberg - tb acho escusado perguntar qual foi o 1º livro q ele imprimiu).
Estragar um livro dessa maneira n revela nada mais do q a infantilidade na sua vertente mais negra - aquela de revelar orgulho na ostentação de algo q se sabe estar errado. Se não queriam o livro, haveria com certeza outras pessoas q o aceitariam de bom grado, e deste modo se privaram dele. Mas não. Aceitaram o livro. E fizeram esse carnaval. "Porquê?"
Dsc a intervenção, m tb n resisti a deixar a minha nota e desapontamento por festejares o post 100 do teu blog relembrando precisamente os momentos mais infelizes por que ele já passou. Porque, como alguém disse, o importante n é não errar, mas aprender com os erros. E parece que ainda n foi desta.
 
(agora é q li o teu comment:P)
P.s. : Mas a brincadeira não devia ser para fazer rir? *-)
 
Bem, as piadas fazem rir... As brincadeiras podem ser simplesmente trocas de significado, confusões induzidas propositadamente...
E sobre os livros: apoio totalmente - os livros são, em si mesmos, verdadeiros tesouros!
Sim, o que importa é aprendermos com os erros. Se calhar voltei a cair no mesmo erro anterior; ou, se calhar, sou mesmo eu que não vejo porque é que é um erro mostrar coisas de que nem toda a gente gosta. Mesmo que eu próprio não concorde totalmente com elas, acho que deve haver um mínimo de abertura de espírito para ver mesmo aquilo de que não gostamos. Não se pode impedir que venha a público coisas que não aprovamos por completo... Houve uma altura em que isso se fazia. Referimo-nos a ela, hoje em dia, com a ternurenta expressão "no tempo da outra senhora".
 
Ah, mas aí estamos no mais puro consenso! viva a abertura de espírito! e longe de mim querer impedir q "venham a público" coisas de que eu não gosto. Simplesmente tenho tb o direito de dizer q não gosto. E é, de facto, ridendo castigat mores, usando a máxima do Gil Vicente. Que de resto se fartou de criticar a Igreja. E sabes q nos grps de paróquia em q eu participo, em boa parte das sessões de "catequese" se começa c uma anedota raramente edificante sobre a religião q ali se professa. É preciso saber rir de nós próprios, e apontar o dedo ao q está mal, e adoro a maneira como tu fazes isso. A Igreja teve a inquisição e eu como católico sou o 1º a achar q isso foi um buraco negro na História. Mas foi um erro, e foi corrigido.
Só gostava q percebesses q eu não sou contra a liberdade de expressão e muito menos com posts q de alguma forma levem a religião na brincadeira. Mas este post era a meu ver mt idiota, nem tanto por causa da religião, m principalmente pela palhaçada q andavam a fazer c um livro. Nem importa mt qual. Acho q nem chegou a ser uma sátira de coisa nenhuma, n chegou sequer a criticar coisa nenhuma. Se calhar faltou simplesmente a piada. Se fosse o Conde de Monte Cristo, por ex, acho q nem se ia rir ninguém das figuras. Só mm na parte dos toques de bola... ele tentava chutar o livro e partia o tornezelo (cof cof... luxação da articulação tibio-társica:P)
Continua a fazer deste blog o q tens sabido fazer tão bem: Deixar as tuas impressões, os teus pontos de vista. E não te preocupes com as farpas, limita-te a afiar bem o gume para quem todos possam rir das picadas.
 
1ª observação: Alá e Deus acaba por ser a mesma coisa.
2ª observação: Sim, se querias que toda a gente lesse o teu 100º post e se recordasse dele então Parabéns, porque positiva ou negativamente, conseguiste.
3ª observação: Sabia que eras assim, mas não te imaginava tanto quanto mostras aqui (e atenção que nem me vou referir ao vídeo, que por si só já diz tudo o que há para dizer, ou o que nem deveria ser dito.)
4ª observação: (em complemento da última) Sim, as pessoas gosta de coisas diferentes, e ainda bem que assim é, mas também não é preciso ... ... ... ISTO!
5º observação: Parece-me que nenhum dos meninos se deu ao trabalho de ler e analisar/interpretar aquilo antes de criticar fortemente a religião.
Sem mais observações (ou talvez com mais algumas que não me parecem tão pertinentes), despeço-me.
Bjinho
 
This is God speaking:
GET ON WITH IT!!!!!!!!!!!!!


Agora a sério... n vão deixar que um blog destes vos toque de uma forma tão forte para sentirem a necessidade de virem para aqui dizer:
"Oh como estou ultrajado! Ui eles não respeitam a minha religião"
Pois olhem, há pessoas que todos os dias, horas e minutos das suas vidas são escarnecidas, maltratadas e fisica e psicologicamente violentadas muito para além do que um mísero blog alguma vez conseguiria fazer.
Por isso olhem, rezem ou gozem, é convosco, mas não ponham o ar de quem foi ferido no cerne porque nesse caso... é um cerne um cadito para o patético para ser ferido por ISTO!


And now another message from god:
GET ON WITH IT!!!!!!
I MEAN IT!!!!!!!!
 
Ainda bem que God falou, é pena que devesse ter ficado calado. São vidas.

Ora bem, vamos supor:

Tu tinhas um album de fotografias.

Alguém pegava no album, com fotos tuas e da tua familia e brincava contigo, metendo-se com a forma como os teus pais estariam vestidos no 80's ou da tua cara de puto.

Até aqui nada de mal, julgo eu, ninguém sai ofendido.

Passemos agora ao video:

Substitui o Novo Envagelho pelo Album.
Penso que adorarias que alguém pegasse na foto da tua mãe e se assoasse a ela!
De certo que as tuas recordações de infância seriam um bom motivo para usar como papel higiénico!
E como gostarias de ver alguém aos pontapés às fotografias em que estás com os teus avós, pais, etc!

Como não me parece que o que escrevi atrás fosse do teu agrado, porque se há coisa que de certo não queres perder é a dignidade, tua e da tua familia, também compreenderás que hajam pessoas que sintam mal quando lhes fazem o mesmo em relação ás suas convicções.

Epah, já tens idade para perceber a diferença entre brincar/insultar.

Mais, para quem ainda tem dúvidas: "Atenção a todos aqueles que já se sentiram ofendidos anteriormente: não estou a fazer isto por gozo à religião

E depois? Será que depois da analogia que eu fiz já consegues compreender que não é só a intenção que conta? Ou o rotulo "brincadeira" serve para desculpar tudo?

Mesmo que eu próprio não concorde totalmente com elas, acho que deve haver um mínimo de abertura de espírito para ver mesmo aquilo de que não gostamos.

Para ver o que não gostamos, ok! Mas não esperes que essa abertura de espírito seja sinónimo de aceitação!

Não se pode impedir que venha a público coisas que não aprovamos por completo... Houve uma altura em que isso se fazia.

Parece-me que te referes à Liberdade de Expressão! No meio destas liberdades todas, não tenho eu o direito de ver as minhas convicções respeitadas? Ou a liberdade só funciona num sentido?
 
Espero que seja este o meu último comment neste post, para esclarecer tudo:
se alguém aqui já se deu ao trabalho de conhecer minimamente a constituição do país em que vive (agrade-lhe ou não), lerá no artigo 41º, nº 4 da Constituição da República Portuguesa que “as igrejas e outras comunidades religiosas estão separadas do Estado e são livres na sua organização e no exercício das suas funções e de culto”. Assim, é bastante chato o facto de existirem ainda crucifixos nas paredes das salas de escolas públicas passados quase 33 anos desde a implantação do regime democrático. Isto é chato, mas não é totalmente inadmissível. Totalmente inadmissível é distribuirem exemplares do Novo Testamento numa escola pública, como foi o caso. Inadmissível é, num país em que a liberdade religiosa é supostamente assegurada pela constituição em vigor há TRINTA E TRÊS ANOS, se distribuirem livros religiosos a estudantes em escolas oficiais SEM ESTES OS TEREM PEDIDO. Se os tivessem comprado e os quisessem utilizar assim, problema deles, o dinheiro é deles. Mas não: foram-lhes entregues supostamente por pessoas ligadas à igreja (não estou a ver mais ninguém interessada em distribuir o Novo Testamento...). Sem ninguém os pedir! E não simplesmente entregues, quem quer aceita, quem não quer não aceita: FORAM IMPINGIDOS, as pessoas foram obrigadas a aceitar. "e eram umas melgas, tinhas que dizer que ja tinhas pra nao insistirem lol", palavras de uma das pessoas que os receberam. A partir daí, são livres de lhes fazerem o que muito bem entenderem, porque não pediram nada a ninguém e foram descaradamente bombardeados com propaganda religiosa. Mais grave: numa escola pública.
E os folhetos que entregam à porta do metro a fazer publicidade às consultas místicas do Prof. Karamba, grande vidente, reconhecido mago africano... Há pessoas que acreditam nisso... Vocês guardavam esse papel porque... Ai, ui, há pessoas que acreditam nisto, não vou deitar isto para o lixo... Eu nao: se fosse preciso rabiscar alguma coisa nas costas do papel, fá-lo-ia sem grandes pesos de consciência... Se o mesmo se passasse, digamos, com a Frente Nacional... Se vos entregassem um folheto com suásticas desenhadas e a incitar-vos a andar aí a espancar todos os que não são da "sagrada raça ariana", só porque "os pretos deviam era estar na terra deles"... Vocês guardavam o folheto com toda a estima porque... Ai, ui, há pessoas que acreditam nisto... Não, pois não? Se responderam SIM a isto, por favor não visitem mais este blog. Não são benvindos.
O que havia para ser dito, foi dito: embora não concorde que se ostente tão descaradamente um desrespeito pelas crenças de outros, é ainda mais descarado tentar influenciar jovens num meio em que, supostamente, devem estar protegidos de influências externas não desejadas.
Peço desculpa a todos os que se sentiram ofendidos por verem que existem pessoas que fazem coisas destas com os símbolos da vossa religião. No entanto, espero que toda essa vossa moralidade e maturidade que querem mostrar não funcione "só num sentido", como dizia o Gervásio, e que tenham a hombridade de admitir que a actuação da igreja ao distribuir e insistir na aceitação de livros do Novo Testamento não é, de todo, correcta, e que fazerem isto numa escola pública é anti-constitucional.
 
Não te conheço pessoalmente nem a nenhum dos envolvidos, mas venho cá de vez em quando fazer um checkup e gosto imenso do teu blog. Fui a priveligiada que também apanhou o único e insubstituível Charneca nas aulas de Educação Física do Secundário.

Quero, antes de mais nada, felicitar-te, o vídeo está fantástico.

Estou é a ver que este post está a fazer uma polémica enorme, e de facto aflige-me um pouco que assim o seja. Compreendo que haja pessoas ofendidas pelo desrespeito mostrado pelo Novo Testamento, mas está claramente escrito E SUBLINHADO no blog que quem é cristão ou fica facilmente ofendido, não o deve ver. Por isso mesmo não vejo porque razão se está a formar tão grande alarido contra uma simples brincadeira.
 
Embora agradeça desde já a tua resposta, vejo-me obrigado a esclarecer alguns pontos:

E os folhetos que entregam à porta do metro a fazer publicidade às consultas místicas do Prof. Karamba, grande vidente, reconhecido mago africano...

A tua comparação falha num aspecto...
Ninguém considera a publicidade ao prof Karamba e à frente nacional como coisas sagradas.
Já a Bíblia é considerada sagrada pelos Cristãos... [não vamos entrar em demagogias, dizendo que existem pessoas q veneram a publicidade..]

Claro que para ti a Biblia é um livro como outro qualquer. Será como o teu albúm de fotografias para mim. Não lhe vejo qualquer valor, mas não é isso que me vai levar a desrespeitar as tuas memórias. Percebes onde quero chegar?

Mesmo que me desses uma cópia do teu albúm, não achas que há uma diferença substancial entre deita-lo para o lixo e rasgar as fotos, uma por uma, à tua frente?

é ainda mais descarado tentar influenciar jovens num meio em que, supostamente, devem estar protegidos de influências externas não desejadas.

-->Totalmente de acordo contigo!

Mas...relaciona isso com o contexto...
Explicitaste isso no Post? É suposto o comum cidadão adivinhar as razões pelas quais meteste o video?

Mais, o facto de certas pessoas não estarem ao nível da instituição merece que o todo seja tomado pela parte?

Que metessem o NT no lixo, cada um é livre, passa-me ao lado. Publicitar palhaçadas, [por mais que custe, não tem outro termo], faz com que se perca toda a razão.

embora não concorde que se ostente tão descaradamente um desrespeito pelas crenças de outros

Parece-me que há uma contradição algures...

Gervásio
 
Bem, para acabar com isto tudo, sinto-me na obrigação de responder ao último comment do Gervásio, para esclarecer dois aspectos que ele apontou (ambos são erros de expressão da minha parte) e em que tem toda a razão. Começando pelo fim:
"embora não concorde que se ostente tão descaradamente um desrespeito pelas crenças de outros" -> isto relaciona-se com o vídeo. Embora reconheça que é provocador e incendiário, não acho que venha mal ao mundo por causa deste vídeo... No entanto, eu, a minha pessoa, o João Pedro, o autor deste blog, o autor deste comment e todos os meus amigos imaginários que existem dentro da minha cabeça e também as vozes que costumo ouvir nunca rasgariam o novo testamento. Mas não me importava de rasgar um folheto da frente nacional (nota: o prof. Karamba é diferente, of course... mas a frente nacional, INFELIZMENTE, é levada tão a sério por uns como a religião por outros... está exactamente ao mesmo nível de comparação), muito embora isto sejam, provavelmente, reminiscências da minha educação católica e do modo de pensar que mantive até aos 13/14 anos. Não o rasgaria. E quando empreguei o verbo "ostentar" fiquei com a impressão que podia ter um segundo sentido. E tem. Fica aqui o esclarecimento: o "ostentar" referia-se a rasgar o NT, e não a publicar o vídeo.
O 2º esclarecimento prende-se com o facto de eu não ter colocado no post a situação em que ocorreu a entrega dos exemplares do NT. Não o coloquei porque, quando escrevi o post, nem me passou pela cabeça escrever isso, só me lembrei disso uns tempos depois... Mas a Rainha D. Preguiça falou mais alto e não editei o post com esse esclarecimento, que penso que teria sido importante. Aqui apresento as minhas desculpas pelo facto.
 
Epah, só agora é que li o post é só tenho uma palavra que me venha à cabeça:
LOOOOOL \o\

Tu és demais Nunes! :D
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Este blog TINHA um mail! Mas eu esqueci-me da password... Por isso mandem para aqui as vossas queixas, lamúrias, ameaças, cartas de resgate (aviso desde já que não pago mais do que um café e uma torrada por quem quer que seja...), de amor, cantigas de amigo (Ai Deus, e u é?) e de inimigo, de escárnio e maldizer...
jp4space@portugalmail.com
Nota para a senhora sessentona residente no Fogueteiro que enviou um mail com fotografias em Julho passado: eu não sou grande adepto de cera derretida sobre os mamilos...