A pedido de muitas famílias (bem, na verdade acho que até agora foi só uma pessoa... Mas fica sempre bem dizer isto das muitas famílias...), cá vai um post sobre a minha entrada no curso de Matemática... Não sobre o curso propriamente dito, mas sobre algo ligeiramente mais alegre: piadas matemáticas! Sim, porque nós, matemáticos e protomatemáticos, também nos sabemos divertir! Mais ou menos...
- Um biólogo, um físico e um matemático estavam sentados num café e vêem duas pessoas entrarem numa casa. Passados dez minutos, saem três pessoas dessa mesma casa. O biólogo: "Reproduziram-se"... O físico: "A medida inicial não estava correcta"... O matemático: "Se neste momento entrasse uma pessoa dentro da casa, a casa voltava a ficar vazia..."
- Três físicos e três matemáticos vão assistir a uma conferência científica e estão na bilheteira da estação de comboios. Os físicos compram três bilhetes e os matemáticos compram só um. "Como é que vocês se vão safar quando o revisor chegar?", dizem os físicos. "Esperem e verão..."
Quando o revisor chega, os matemáticos entram todos na mesma casa de banho. "Bilhete, por favor...", pede ele a cada um dos físicos. Quando chega à casa de banho e vê a luz acesa, bate à porta e pede "Bilhete, por favor...", a porta abre-se um pouco e uma mão estende um bilhete. "Muito espertos, estes matemáticos... Quando voltarmos fazemos o mesmo!"
Na viagem de regresso, os físicos compram um só bilhete e os matemáticos não compram nenhum. "E então, como é que se vão safar agora? Mania que são espertos...", riem-se os físicos...
Quando o revisor chega, os três físicos levantam-se e entram numa casa de banho. Quando os físicos fecham a porta, os três matemáticos levantam-se, chegam ao pé da porta da casa de banho dos físicos... "Bilhete, por favor...", e entram na casa de banho do lado!
- Einstein, Newton e Pascal estavam a jogar às escondidas. Einstein está a contar até 10... "log(e), 2, e, 3, π, 4, 5, 3!, 7, 8, 3², 10, aqui vou eu!"... Vira-se e não vê nada. De repente ouve barulho atrás de uns arbustos, corre até lá e encontra o Newton sentado no chão, no meio de um quadrado desenhado na terra com 1 metro de lado. "Ah, ah! Encontrei-te, Newton!"... "Não, não, tás enganado... Eu sou o Pascal..." (contada pelo Pedro Ramalhinho =) Obrigado!)
- Esta chegou-me pela Daniela Pontes, que me fez rir durante uns bons minutos... Há um professor no IST, o Paulo Almeida, que pelos vistos gosta de olhar para as estrelas. Uma noite foi observar o céu com o neto e disse-lhe assim "Olha, estás a ver aquelas três estrelinhas ali? Estão as três na mesma linha, por isso formam uma recta!"... E, passado um bocadinho, o neto responde: "Olha, avô... Aquelas duas também formam uma recta!"
- A piada mais curta entre dois matemáticos, segundo o Luís Pessoa: Seja ε<0...
# pintado por JoaoPedro @ 18:40