Este Blog foi um programa de rádio The Steadfast Tin Soldier: A melhor altura da minha vida

terça-feira, setembro 05, 2006

 

A melhor altura da minha vida

Se pudesse definir alguma altura da minha vida como a mais bonita e aquela que mais saudades me traz, essa altura seria decerto a minha infância. Sempre quis ter uma casa na árvore, uma piscina rodeada de relva, sempre quis poder fazer como os meninos dos filmes de sábado à tarde e poder ir passear com muitos amigos ao parque e ter um cão maior do que eu... Mas nunca tive nada disto. Tive, no entanto, muitas outras coisas que me deixaram feliz e que fizeram as delícias da minha infância. São objectos (porque, quando somos pequenos, só contam as coisas que podemos ver e tocar...) e situações que lembro com muita saudade...
Lembro-me das fisgas que o meu avô me construía às escondidas da minha avó, mas que invariavelmente acabavam escondidas atrás da porta da despensa porque achavam que eram muito perigosas e que me podia magoar.
Lembro-me de uma espingarda de madeira que o meu avô me fez, recortando uma tábua e pregando-lhe um prego na ponta para fazer de mira. Mais tarde atámos-lhe um cordel à frente e atrás e ele explicou-me que isso era a bandoleira e que assim podia levar a espingarda ao ombro nas intermináveis caçadas em que me levava num terreno por construir, ali perto, para "caçarmos lagartixas para o almoço", onde eu disparava balas sem fim, assinaladas apenas pelo "PUM!" que eu gritava com um sorriso no olhar, como quem diz "O almoço de hoje já cá canta..."
Lembro-me de uma cadeira de plástico azul, pequenina, onde eu me sentava no quintal a olhar para as flores.
Lembro-me da Tita, do Ó-ó e do Jonas, os meus três peluches favoritos. Lembro-me também de duas prateleiras amarelas, por cima da cabeceira da cama, onde tinha imensos peluches que a minha mãe atirava para cima de mim quando eu ia dormir, numa "chuva de bonecos", deixando-me a dormir submerso em peluches mas com um sorriso da mais pura felicidade estampado na cara.
Lembro-me do meu primeiro carro: um Toyota vermelho, a pedais, que era o meu meio de transporte no corredor do quintal, de trás para a frente, ao longo de 20 intermináveis metros habitados por lagartixas nos muros, flores nos canteiros e, dentro deles, bichinhos de conta e caracóis, e onde por algumas vezes levei o meu irmão sentado no capot.
Lembro-me de um regador vermelho, pequenino, que eu usava para ajudar a minha avó a regar as flores.
Lembro-me das histórias que o meu pai me contava, das proezas narradas à beira da cama em que ele salvava um menino que tinha caído num buraco do passeio. Uns anos depois, admitiu que parte dessas histórias não eram totalmente verdadeiras, mas eu entendi perfeitamente que tinham o objectivo de me alertar para alguns perigos. E funcionou: nunca caí num buraco do passeio...
Lembro-me de uma caixa amarela cheia de LEGOs que eu despejava em cima de um lençol, no chão do meu quarto, e passava horas (às vezes dias!) a inventar histórias com astronautas e cavaleiros medievais de 5 cm de altura feitos de plástico. Lembro-me de como era chato ter que arrumar aqueles LEGOs todos, no fim...
Lembro-me de um comboio que me ofereceram e que andava em círculo, e que eu aproveitei isso para construir uma cidade de LEGO e Playmobil no centro da pista.
Lembro-me de um teclado da Casio que me ofereceram no mesmo natal que o comboio. Lembro-me das etiquetas com o nome das notas e números de 1 a 7 para Dó a Si que a minha mãe colou nas teclas, e lembro-me de um caderninho com números que correspondiam às teclas, onde eu escrevi pela primeira vez música, sem ainda sequer saber o que é que aquelas teclas pretas estavam lá a fazer, porque só usava as brancas.
Lembro-me da minha mãe com uma t-shirt amarela do Tom&Jerry a cantar-me "Está na hora da caminha", e eu a chorar porque não queria que ela cantasse.
Lembro-me de como era pequenino e não tinha preocupações, e lembro-me como o mundo era tão bonito nessa altura. Lembro-me hoje, com saudades, da melhor altura da minha vida. E às vezes apetece-me voltar aos 5 anos e ficar para sempre pequenino...

Comments:
fofinho, sim=)
é bom ser criança, não é? mas também é bom ser adolescente,e adulto, e aproveitar cada coisa a seu tempo... e o que importa é ser feliz=)
 
e tens toda razão... =)
 
eu tambem tenho imensas recordações da minha infancia...especialmente porque foi vivida muito intensamente! Lembro-me de brincar horas e horas com as bonecas, com o legos, aliás....eu brincava com tudo!! Tinha uma imaginação (deve ser por isso que segui a via artística :p)!
Não tínhamos (tantas) preocupações, o mundo era maravilhoso, cheio de viva e de bonecos falantes! lol...também me lembro de estar rodeada de peluches, mas era nas noites de trovoada...juntava-os todos à minha volta, como se necessitasse de ter todos os meus amiguinhos ao pé de mim em tempos perigosos (se calhar ainda agora essa necessidade se repete)..tenho saudades de ser criança, especialmente naqueles momentos em que vem ao de cima a criança que vive em mim!! ='))
 
Lindo Lindo =)
 
Aquilo que nos fica, ao longo dos anos, são as memórias. Elas reflectem, o quanto no passado, os factos foram ou não importantes para nós. Podem ser positivas ou negativas mas todas elas são uma lição de vida com que devemos aprender. Ainda me lembro dos meus momentos de jogar com caricas na beira do passeio, na rua. Do subir a ávores, das garagens de papel que desenhava e construía, dos carros construídos com rodelas cortadas de rolhas de cortiça a servir de rodas a uma berlina último modelo em caixa de fósforo... Os anos passam e nada apaga esses momentos da nossa felicidade. Por vezes, esquecemo-nos de nos lembrarmos, muitas das vezes porque nem tempo temos para pensar nisso. Ainda me lembro das histórias que inventava para contar aos meus filhos, porque gostava mais das inventar que estar a repetir uma história. Ainda hoje quase recordo cada palavra da história do David Croquete e as façanhas no bar do Silva Jacaré... histórias inventadas no momento mas que perduraram pelo sorriso e a candura com que dos olhos deles jorrava a alegria com que ouviam uma história tão simples. E, essas são as memórias que nos vão perseguir ao longo da vida, porque a nossa felicidade depende da felicidade que conseguimos dar aos que de perto nos rodeiam. Mas sobretudo, nunca devemos deixar apagar a criança que há em cada um de nós....
 
era aqui que eu punha a imagem do garfield cheio de peluches, só se vêem os olhos dele, ehehe (nome da imagem: bedtime buddies)
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Este blog TINHA um mail! Mas eu esqueci-me da password... Por isso mandem para aqui as vossas queixas, lamúrias, ameaças, cartas de resgate (aviso desde já que não pago mais do que um café e uma torrada por quem quer que seja...), de amor, cantigas de amigo (Ai Deus, e u é?) e de inimigo, de escárnio e maldizer...
jp4space@portugalmail.com
Nota para a senhora sessentona residente no Fogueteiro que enviou um mail com fotografias em Julho passado: eu não sou grande adepto de cera derretida sobre os mamilos...