Este Blog foi um programa de rádio The Steadfast Tin Soldier: Como tudo começou...

terça-feira, agosto 01, 2006

 

Como tudo começou...

Há uns tempos perguntaram-me "Como é que te surgiu a paixão pela música?". Passados uns minutos de silêncio e umas horas de reflexão sobre o sentido da palavra mais importante desta frase ("pela"...), lembrei-me de como tudo começou...

(a vossa vista fica enevoada nas margens do vosso campo visual e começam a imaginar a preto e branco o que eu vou agora dizer...)

Quando eu tinha praí uns 4 ou 5 anos, comecei a remexer nas gavetas cá de casa. Na verdade, comecei bem mais cedo, mas só com esta idade é que eu consegui chegar à altura desta gaveta em particular... O que esta gaveta tinha de especial era nem mais nem menos do que uma cassete com uma capa verde e branca que dizia "BEETHOVEN Sinfonía núm. 9 en Re Menor op. 125, «CORAL». "... Ora bem, eu já tinha ouvido falar de Beethoven, mas não sabia quem era. E pedi ao meu pai para pôr a cassete no rádio. E fiquei a ouvir... E a ouvir... E a ouvir... E aprendi eu próprio a pôr a cassete no rádio (com 4 anos, isto era um feito extraordinário! =P ), e ouvi tantas vezes a cassete que, um dia, a fita partiu-se. Lembro-me que o meu pai pegou em fita cola e colou a fita partida; ficou o Molto Vivace interrompido por um bocadinho, mas melhor isso do que nada.
Lá para os meus 7 anos o meu pai comprou uma coisa qualquer da Black&Decker e como oferta vinha um CD com o título "Os melhores clássicos". Na parte de trás reconheci um único nome: Beethoven... Só aos 8 anos é que pus, pela primeira vez, as mãos em cima de um leitor de CDs, e este foi o primeiro CD que ouvi. Primeiro o Bolero, de Ravel. A seguir, a Primavera, de Vivaldi. Seguidamente o Danúbio Azul... E assim que descobri que podia saltar pistas, passei directamente para a 10, para ouvir Für Elise, de Beethoven. Também aos 8 anos comecei a tentar tocar piano.
Hoje, 10 anos passados, continuo a tentar tocar piano. A única diferença é que é num piano maior.
E já não uso cassetes: compro só os CDs que realmente quero, e saco o resto da net =P

Comments:
olha, eu lembro-me bem de quando me "impingiram" o violoncelo (tinha 8 aninhos e era uma crinça pura... dificil de imaginar, não é? =P) e hj em dia bem me arrependo de nao ter ido para qualquer coisa + prática, tipo píf.. aahhh... flauta! =D

(just for the record, n vá o sbaffi ler isto: tou a brincar! amo violoncelo! nao o trocava por nada! *cof*cof* ;) )
 
ena ena! um "comentário gordo" vindo da mariana! =P
isso de tocar outro instrumento... por acaso eu tb já pensei nisso... mas estudar dois instrumentos ao mm tmp é complicado... mas também gostava de tocar um instrumento de orquestra. o violoncelo, sem dúvida... até porque é o meu instrumento preferido a seguir ao piano... ;P tanto que até me inscrevi para violoncelo a par de piano, quando entrei para o IGL, mas por obra e graça do espírito moura esteves (penso eu de que...) fui parar a Canto Gregoriano =P lol
 
O QUÊ???? no meu exame de admissão para piano, da 1ª vez que concorri ao IGL, toquei o "hino à alegria" com as duas mãos e responderam-me "só isso????" :S e eu tava a concorrer para o 1º grau de piano, onde supostamente nem devia saber tocar! Mas provavelmente n gostaram mt pk akilo tava com um acompanhamento mt jazzístico ;P
 
A long, long time ago... :P no ano em k a constança entrou... ela foi àkela sessão de admissão e ficou ao meu lado =P lol
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Este blog TINHA um mail! Mas eu esqueci-me da password... Por isso mandem para aqui as vossas queixas, lamúrias, ameaças, cartas de resgate (aviso desde já que não pago mais do que um café e uma torrada por quem quer que seja...), de amor, cantigas de amigo (Ai Deus, e u é?) e de inimigo, de escárnio e maldizer...
jp4space@portugalmail.com
Nota para a senhora sessentona residente no Fogueteiro que enviou um mail com fotografias em Julho passado: eu não sou grande adepto de cera derretida sobre os mamilos...