Este Blog foi um programa de rádio The Steadfast Tin Soldier: O melhor de sempre é...?

quinta-feira, junho 29, 2006

 

O melhor de sempre é...?

Uma pergunta que por vezes me vem à cabeça... É possível escolher um entre os muitos maestros que têm brilhado ao longo da História da música como sendo o melhor? E quais as características que acham essenciais num maestro? Para quem já foi dirigido várias vezes e por maestros diferentes (e também para quem já dirigiu...), quais as qualidades que fazem de um maestro ou de um director coral um bom profissional? O que é que se sente do lado da orquestra e/ou do coro que faz com que se possa classificar alguém de bom ou mau maestro?
P.S. - Possivelmente, o post mais sério da vida deste blog... Aproveitem o momento, não vai haver outro igual =P lol

Comments:
-------- ...ser Humano ser.... ---------

A história do ser humano é enorme. Milhares de anos passaram até o ser humano ser o que é hoje: Um animal racional feliz, que desenvolve a vida numa teoria que assenta no desenvolvimento sustentavel. Mas, meu amigo, pensador, filosofo, pianista, "traidor :P", e muito-mais Joao Pedro, o que é que faz o ser humano ser realmente feliz?

Na pataca região de Lisboa, na simples zona da Sé, no passado sábado (esta minha memória é horrivel...), um conjunto de seres humanos tinham a possibilidade de serem felizes (maioritariamente por tu n tares lá... :P:P KIDDING!!).
E qual a grande razao? Qual a grande razao comum a todas pessoas?

Uma só. A razao dá de nome: josé augusto carneiro. Com o seu sorriso profundo, com o seu ritmo bem definido e com o seu ar simples a harmonioso, todos tinhamos a mesma sensação: Eramos felizes. Como podes perceber, a tua pergunta arranjou resposta: O Melhor maestro da história é ele. Aliás, que mau que eu estou a ser:
Mas tu, no final de contas, até tiveste no 1º ensaio, aquele no qual nos n davamos com o Conservatório :P.

Espero que tenhamos ficado satisfeito com a resposta. Afinal, posts sérios merecem comments re-pensados.

um grande e sentido abraço,

Lado Oculto :P

p.s.: temos que preparar a festa para a cena no porto :P
 
LOOOOL "traidor"... brincalhão... ;P
Bem... eu até estava à espera que, mais tarde ou mais cedo, alguém viesse falar do Avô Cantigas como sendo um dos melhores maestros da actualidade ;P loool embora eu esteja muito longe de concordar, no país da seriedade. é claro que, na galhofalândia, ele é o melhor que há! ;P
P.S. - Sim, isso do porto é que vai ser ;) olha... o que é k achas se eu convidar a... lool a piadinha... ;P LOOL
Essa do "traidor"... ;P loool
 
o maestro josé augusto carneiro n tem qlqr formação em direcção coral...por isso acho no minimo infeliz o teu comentario "pedro de arimateia"...para quem so dirigiu coros duas vezes e em master classes, o resultado foi realmente excelente e notavel...e ele tem, pelo menos comigo, o dom de me fazer sorrir e de me estimular...é uma pessoa excelente e mt especial mm...duvido q mts pessoas produzissem um trabalho com a qualidade que ele produziu nas condições em que o coro e a orquestra estavam e tendo em conta as limitações que ele tinha (não ter curso de direção coral)...acho q ele esta MM de parabens*
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Quanto ao senhor n ter qualquer expriencia a dirigir coros, e cenas assim:

Pega nalguma frase que eu tenha escrito, que tenha feito referencia a uma possivel incompetencia, em que eu tenha posto algum desdem.

Tens que compreender que NAO pus em causa o trabalho que ele fez.
Mas tb n vou esconder que este tom ironico do meu comentário anterior tem alguma coisa a haver com o senhor. Antes pelo contrário: não gostei da forma como ele dirigiu! Mas a música andou, foi cantada e tocada, portanto, apesar de não ter gostado, o trabalho dele resultou. Pronto! Mas tb, quem sou eu para falar disto? Algum entendido na matéria? Se calhar ele é mesmo o maior maestro, mas n gostei.

"uma pessoa excelente"

Epah, aposto que seja. Mas tb n referi nada acerca desse aspecto. So referi o seu sorriso profundo.

Posso ter usado um tom irónico no meu comment, algo que me parece que retribuiste com esse teu " "pedro de arimateia" ". Agradeço. Realmente, porque raio assino eu Pedro de Arimateia, quando na realidade dou de nome André Ferreira...
 
hmm... sinceramente, acho que o comment do andré ataca mais a minha pessoa (com "traidor" e "felizes por tu n tares lá" ;P lol kidding...) do que o maestro... Não posso dizer grande coisa acerca dele porque só estive num ensaio... Mas o pouco que vi (e atenção: posso estar redondamente enganado...) não me suscitou grande interesse do ponto de vista "profissional"... Obviamente, não o conheço suficientemente bem para saber se é ou não uma pessoa excelente e muito especial. Até pode ser, eu é que não o conheço. E até pode ser muito bom maestro. Mas não é, de certeza, o melhor maestro do mundo (que é o que se discute neste post...), porque se fosse não estava à frente da orq. de sopros da EMCN, não acham...?
Mas vamos cingir-nos ao post e não vamos entrar em "guerrinhas" de comments: queremos saber as opiniões sobre os melhores maestros da actualidade, e não os maestros de quem não gostamos...

Ora eu atiro já um nome muito ouvido mas sobre o qual não possuo conhecimentos suficientes para falar. Digam-me vocês o que torna tão especial este nome:

von Karajan...
 
eu ja li sobre ser-se bom maestro num livro qualquer..Mmm....ora bem...heinn....acho que basicamente...aaa....epah...lolol..acho que um bom maestro tem que ser racional, quanto a dirigir a obra, mas também tem que saber transmitir as emoções envolventes nessa música, o que é de extrema importância. Um bom maestro tem que ser um líder carismático, com uma sensibilidade fora do vulgar e uma compreensão que abranja todos os músicos (é como ser o "pai" ou a "mãe" de todos, a meu ver). Não é facil ser-se maestro, suponho que seja uma posição que intimide muitos. Contudo, também se aprende muito com a prática e com o passar dos anos. Está dito :)
 
http://lumerkoz.edu Best Site Good Work http://www.lovespeaks.org/profiles/blogs/buy-metronidazole dismayed http://soundcloud.com/avodart rommes trenchless http://www.comicspace.com/buspar/ michaelsen loanthis http://soundcloud.com/propecias priest http://rc8forum.com/members/Buy-Zithromax.aspx clown masonry
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Este blog TINHA um mail! Mas eu esqueci-me da password... Por isso mandem para aqui as vossas queixas, lamúrias, ameaças, cartas de resgate (aviso desde já que não pago mais do que um café e uma torrada por quem quer que seja...), de amor, cantigas de amigo (Ai Deus, e u é?) e de inimigo, de escárnio e maldizer...
jp4space@portugalmail.com
Nota para a senhora sessentona residente no Fogueteiro que enviou um mail com fotografias em Julho passado: eu não sou grande adepto de cera derretida sobre os mamilos...