Este Blog foi um programa de rádio The Steadfast Tin Soldier: "Os D'zrt no Rock in Rio 2006" ou "Porque tenho a mania que sei cantar"

quarta-feira, maio 10, 2006

 

"Os D'zrt no Rock in Rio 2006" ou "Porque tenho a mania que sei cantar"

Acabei de vir de um blog que é deveras surpreendente (e que recomendo a todos: http://kassabian.blogspot.com/), e é de lá que recebi a inspiração para o post de hoje.
Sei que o tema já está muito batido, mas não me importo de parecer pouco original desde que possa mandar mais umas pauladas nos D'zrt.
Eu respeito as opções dos outros e raramente sou "mauzinho" mas, quando as letras D, Z, R e T me surgem à frente juntas e formando uma só palavra, o João-Boa-Pessoa transforma-se num ser algures entre Jack, the Ripper e Freddy Krueger... O que se passa é que acabo de tomar consciência da tragédia que está prestes a acontecer: os D'zrt vão abrir o Rock in Rio 2006! Como é possível que se tenha descido tão baixo?!?!?! Confesso que isso não foi o que mais me assustou - o que me deixou realmente sobressaltado foi ver o Toy e a Mónica Sintra e a outra loira que não sei o nome a cantar e, de repente, aparecer uma mulher a dizer "Parabéns! Vão todos!"... Isso é que me assustou mesmo, porque depois de saber que os D'zrt iam, acreditava que ainda tivessem cojones para levar também aqueles três bimbos... Felizmente era só publicidade - mas isso não os desculpa de levarem os "Sobremesa-mal-escrita" (leia-se "D'zrt"). Além disso, que raio de nome é este? Segundo o site oficial (com o qual já vou gozar mais tarde), são as iniciais dos 4 elementos do espectáculo de palhaços... digo, da "banda"... Mas, a bem dizer, quando vejo D'zrt escrito só me lembro de um gajo com os queixos partidos e a cara engessada a dizer a alguém "Vim aqui dizer-te..."! Digam lá de vossa justiça: alguém se lembra de sobremesas?
Mas falando agora do site oficial destas aves raras ( NOTA: pensem à vontade nas piadas que incluem "H5N1"... =P ), o texto que aparece no fim da página é o seguinte:

"Escreve-se D'zrt mas lê-se "Dessert" (sobremesa em Inglês). São as iniciais do nome de cada um dos cantores/actores da banda dos Morangos com Açúcar. Este projecto - que tem tudo para se tornar num dos maiores fenómenos da pop nacional - é uma das surpresas discográficas do ano de 2005 e prometem arrasar e contagiar a sua alegria pelos palcos nacionais. Aguardem-nos!"

Fora a desactualização do texto (que, vá lá, esta até passa...), há muita mas muita porcaria junta num parágrafo tão pequeno como este. Começando logo pelo início, quando dizem "lê-se Dessert". Lê-se "dessert", o tanas! Escreve-se "dessert" mas lê-se
. Seguindo em frente, passa-se para a segunda frase: "cantores/actores"? Isso é suposto significar o quê? Que nós podemos escolher aquilo que queremos ler, do estilo "riscar o que não interessa"? Ou que eles são cantores e também actores? Mas porquê isto, se não são nenhum dos dois?? A seguir vem algo que, infelizmente, é verdade: um dos maiores fenómenos da pop nacional! =s Infelizmente, a sua popularidade deve-se ao facto de todas as raparigas de 13 anos andarem a suspirar pelo não-sei-quantos e de as suas músicas atingirem uma percentagem relativamente elevada da pitalhada histérica (peço desculpa pelo termo empregue, mas é o melhor que encontro). Um pouco como o Toy e a Ágata e o Emanuel e o Tony Carreira e coisas semelhantes, com a sua música pimba, que evoluiu para um termo mais técnico - música popular - que, por sua vez, tem um diminutivo bastante moderno: Pop! Talvez toda esta bodeguice sonora nunca tivesse sido sequer criada se um tal de Sr. Idanow não tivesse, em 1948, formulado uma doutrina musical a propósito da música progressista que consiste em "exprimir pela música sentimentos e ideais das massas populares e não símbolos do passado ou abstracções de espírito." Quer-me parecer que este é o gajo responsável pela música pimba... E é exactamente isso que os D'zrt fazem: música pimba. Ora reparem: aquela música do "para mim tanto faz" anda, invariavelmente, à volta de qualquer coisa do tipo I-V-I-IV-I-V-I... Não são já provas suficientes?
Por fim resta-me deixar aqui a frase com que concluiria uma tese de doutoramento em psicologia subordinada ao tema "a influência de música de qualidade inferior no discernimento e na saúde mental dos adolescentes". Ora cá vai: os D'zrt são uma caca!

Comments:
Pode estar a falar mal deles..mas um post sobre os "Dói(por fa)ZerRirTanto" polui-te um bocado o blog. Nao sei, digo eu. Chiça!
 
meu querido joão... aquela do "riscarr o que não interessa" é a piada do blog. mesmo giro... devo adiantar-te que, lá no início, quando ainda não tinha ouvido "para mim tanto me faz, que digas coisas boas ou coisas más" e ainda não tinha dito, com um ar entre o incrédulo e o assustadiço "mas o que é isto" (que é a versão para meninas bonitas de que ***** é esta), achei que era dessert, mas ao mesmo tempo, algo na minha mente perversa me sussurrou: "ó inês, achas honestamente que alguém na tvi sabe o significado dessa palavra?", ao que o meu grilo falante ripostou com "a manuela moura guedes deve saber. no dessert please, eu sou a manuela moura guedes e este é o jornal nacional". divagações à parte, pk a mulher é 1 lipoaspiração ambulante, achei por pouco tp que fossem dessert... e não percebo como foram um fenómeno... e eu, quando tinha treze anos, para mim o fenómeno eram os silence 4... e ainda hj qd os oiço gosto do que oiço... mas olha... eles vão ao rock in rio... e vão fazer com que as t-shirts mais vendidas sejam as do "eu não vou" do que as do "eu vou"...
 
Incrivel! Ainda bem que falas nestes temas.

É tb com mta tristeza q vejo a decadencia a abrir o Rock In Rio. Ja para na falar no cartaz: o mais pobre que ja vi. Mas Dzr't (quem?) ? No Rock in Rio? Bolas, ainda me desmancho a rir quando penso que a 1ª Banda a actuar neste evento foram os Queen, grandes senhores do Rock. Era Freddie Mercury que cantava, n eram estes pimbas........
Mas isto é outra conversa.
O pior é que ja deu para perceber, eles ja o anunciaram, que vao lançar outro cd... Sempre pensei que era sol de pouca dura. Esqueci-me porem, que obviamente vao esgotar a fonte de riqueza que sao aqueles 4, ate que a pitalhada deixe de gostar deles ( o que inflizmente nao se preve para breve, com Morangos em cima... ). Quanto ao facto de eles cantarem... vivemos num país livre, e cada um é livre de cantar como lhe apetece... Sim, é estupida a ideia, mas é assim! "Para mim tanto me faz" é autenticamente um plágio de uma música espanhola, e o resto que vem no cd é tudo do mesmo genero (n me perguntem como é que eu sei disso .. :( ) .. ou sao covers de outras musicas (Nao sei se ja ouviram a cover que eles fizeram de uma musica de Rod Stewart... ABSOLUTAMENTE HORRIVEL MEU DEUS!) ou sao musicas que pronto.. nem merecem comentários...

O mundo da musica anda assim, para estes lados: trocado.

Abraço
 
LOL e viva o grande rod stewart! (grande quando comparado aos D'zrt... mas, mesmo em termos absolutos, até é grandito! :P)... "I don't wanna talk about it... How you broke my heart..." ;P
E não, André, o mundo da música não anda trocado... O mundo da música continua normal. A concepção que a dita faixa etária que surge no coiso relativamente à questão tem do mundo da música é que anda trocada =P Os D'zrt é que estão num mundo onde não deviam estar! Mas tb n tou a imaginar miudinhas de 13 anos a a ouvir Frei Manuel Cardoso ou Duarte Lobo... Quer dizer, se fizessem assim um remix td fashion das cenas do Frei MC... ;P LOL
"hun-tz hun-tz hun-tz hun-tz Frei MC inda house... hun-tz hun-tz hun-tz hun-tz hun-tz hun-tz hun-tz hun-tz... YO! Re-re-re-re-re-re-re-re-requiem!!!! tutututum tum, tutu tutu tutum tum... hun-tz hun-tz hun-tz hun-tz... Ky-ky-ky-ky-ky-ky-ky-kyrie... eleeeeEEEEEEEIISONNN!!!!!!!! hun-tz hun-tz hun-tz hun-tz"
Pode ser que um dia destes ainda faça um remix com o nosso amigo Frei MC ;P Se o fizer, naturalmente que vai haver um póste no meu belogue...
 
Bom, para esse remix ficar completo tinhas que por uns "D'rzt, yooo", plo meio ;)
É bem :P

Abraço
 
E então o MC Charneca quando é que aparece?
 
Olá camarada!
o Bull tem razão!!... E então o MC Charneca a dançar ao som do grande Beat?!

Quero ver isso!!
Abraços!
 
Yo! MC Charneca inda house! =P
É só o Roberto enviar-me o vídeo e eu ponho-o logo online ;)
 
Em vez de insultar os dizerte :P eu digo: GENIAL!

Olhar os D'zrt apenas do ponto de vista musical é pouco e muito redutor. Esperava-se mais de quem aparenta ter alguma cultura.

Não acredito que os actores/cantores da banda o façam por amor à música.

Tudo isto se reduz a uma palavra chave - Negócio!

Primeiro a banda surge na novela. Depois o público pode comprar o cd que aparece na novela!! E para culminar, mais tarde pode assistir ao concerto dos seus "ídolos"!!

Isto é de génio! Aproveitar ao máximo todas as potencialidades de uma cultura consumista!

O conteúdo não intressa...o que intressa é a imagem! E isso é que vende...

São irritantes? Um pouco. Valem alguma coisa? Nada! Mas desde que encha os bolsos a alguém, vale tudo.

Os D'zrt não foram feitos para ser levados a sério. Nem isso é possivel.

Gervásio
 
Gervásio... a verdade é que não interessa minimamente o que passa pelas cabeças dos sobremesa-mal-escrita: tanto podem estar unicamente interessados no negócio ou até podem acreditar piamente que o que eles fazem é que é a verdadeira música... mas isso não interessa: o que interessa é, sim, o próprio povo (consumista) que cai assim em coisas deste estilo. É só pitinhas de 14 anos a comprar os CD's, a ver a novela, a ler os livros (sim, se passarem pela fnac vão descobrir que já há livros dos morangos com açúcar! para pitinhas mais cultas...), andar com t-shirts dos d'zrt, malas dos morangos, ténis como a n-sei-quantas-que-aparece-nos-morangos, andam todos com a música nos ouvidos... Então e Bach??? Já ninguém consegue cantarolar um concerto brandeburguês do princípio ao fim??? (NOTA: isto do concerto brandeburguês era a gozar... que não se exija tal coisa a uma pitinha de 13 anos cujo único pecado foi ver os morangos...)
mas voltando ao assunto principal: o que interessa é o facto de os d'zrt (pensem eles que são bons actores/cantores ou não) levarem as pitinhas ao delírio e contribuirem para uma degradação já em curso e para uma ruína iminente da cultura musical. E manobras de mercado como os D'zrt não podem DE TODO interferir com a cultura musical de um povo.
Pode ser uma jogada excelente do ponto de vista económico. Pode encher os bolsos a alguns. Mas isso não é, de todo, positivo!
Concordo quando dizes que não podem ser levados a sério. Mas o problema é que são!
 
Mariana: espera só até eu deitar as mãos ao requiem do Frei Manuel Cardoso e vais ver o que aparece aqui neste blog ;P lol
 
Chegaste ao ponto fulcral:

manobras de mercado como os D'zrt não podem DE TODO interferir com a cultura musical de um povo.

Isto sim, é que é preocupante.

O facto de uma geração aderir sem "restrições" ao que lhe é imposto é muito grave!

"A Religião é ópio do povo"... Confirma-se que o Sr. Marx ainda não tinha visto tudo...

Gervásio
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Este blog TINHA um mail! Mas eu esqueci-me da password... Por isso mandem para aqui as vossas queixas, lamúrias, ameaças, cartas de resgate (aviso desde já que não pago mais do que um café e uma torrada por quem quer que seja...), de amor, cantigas de amigo (Ai Deus, e u é?) e de inimigo, de escárnio e maldizer...
jp4space@portugalmail.com
Nota para a senhora sessentona residente no Fogueteiro que enviou um mail com fotografias em Julho passado: eu não sou grande adepto de cera derretida sobre os mamilos...