domingo, abril 23, 2006
Novos pecados
O delegado do Papa apresentou uma série de perguntas a que os fiéis devem responder, em exame de consciência, antes de se aproximarem do sacramento da penitência.
Dessas questões fazem parte a forma como se passa o tempo, exemplificando-se o caso do tempo dispendido com os media em comparação com o tempo a «meditar e a ler a sagrada escritura».
Logo, passar muito tempo a ler jornais, ver televisão e navegar na Internet diminui a fé cristã.
Mas falando a sério, e fora de gozos, a verdade é que a net é uma fonte de informação praticamente inesgotável, e a igreja parece-me realmente preocupada com o facto de os crentes poderem ler alguma coisa que os faça mudar de opinião acerca da religião que seguem. Acho realmente estúpido considerarem-se coisas destas como pecados em pleno séc. XXI, e isso só demonstra a mentalidade fechada que a igreja ainda mantém.
Eu comentei no outro pk me senti ofendida por acreditar em Deus, mas n quer dizer que quem acredita seja tapadinha e siga estes princípios irracionais...
Claro que, como disseste, a igreja se sente ameaçada c o excesso de informação a que as pessoas têm acesso... mas daí a publicar uma lista de novos pecados???
Onde irá parar a Igreja (enquanto instituição política) com esta mente conservadora?? oh meu Deus.. acho que quem necessita de reflectir são eles... cada vez vão ter menos pessoas na igreja, claro.. a pensar assim..
Enfim. Mais vale "falarmos" c o nosso Deus no nosso cantinho.. e deixar-nos disto...
Hasta.
(ups.. estamos a pecar..:))
Meus amigos, e vejam isto de uma forma clara e simples:
Eu sou católico. Sim, sei que inlizmente para mtas pessoas, mas sou catolico, Catequista ( e esta parte é importantissima ) e Crente. Ora bem, se a Igreja diz isto ( o artigo ), eu como Catequista devo cumprir e passar a mensagem. Mas QUAL mensagem? A de que a Igreja n quer que nos possamos ler e estar na Internet? NAO! Pois, aqui é que ainda n percebeste, por mais que eu te explique :P :
O uso e abuso de uma coisa leva-a a ser perigosa (sim, joao, mesmo daquilo q tu tas a pensar :P ). Nunca se depararam em frente ao pc e dizer assim: "epah, podia tar a fazer coisas bem mais interessantes, como" (cof cof cof ;)) "tocar piano, tocar orgao, cantar, estar com os amigos..." mas enquanto pensamos isto continuamos a estar feitos parvos a olhar po computador.
O que a Igreja defende é que NAO devemos ABUSAR daquilo que nos priva de relaçoes de amizade (e n me venham com tretas que pelo Messenger se criam amizades. Eu pelo Messenger posso parecer um gajo todo bom, e na realidade n o ser.) e confartenizaçao. Estes valores tem sido desvalorizados pelos jovens.
Ja se perguntaram pq é que os encontros mundiais de jovens com o PAPA JPII eram ao VIVO e n pela NET :P ? Convivio, meus amigos amigas.
E tirando que na Net realmente se mudam mentalidades (satanismo, etc etc). E tirando que pela Net se podem conhecer pessoas perigosas (podem achar que eu tou a falar foleiro, mas a verdade é que acontece, e n é só ao outro)....
Voces, ateus, deviam tentar perceber esta mensagem de Cristao. Pq a rejeiçao logo ao inicio é o pior caminho. Desviei-me da conversa pq aproveito e falo disto.
E esta mensagem, é pura e simplesmente uma mensagem de PAZ... é por isso que somos uma religiao pacifica (sim joao :P, a Inquisiçao ja tem uns aninhos). Os padres n podem casar? Ok, tudo bem, mas Jesus n afirmou isso.
Devemos discernir entre Igreja e Cristianismo, que foi mais ou menos o que a Someone ( que eu adorova q se identificasse ) sente (acho eu).
N sei se vou ser ""apedrejado"" por este comment, mas aqui fica a minha opiniao.
Abraço Joao!
Bem, acho interessantes estes comments, e esta conversa dava pano para mangas, mas qualquer dia já só tenho comments do André... Por isso, André... "vai, e não voltes a pecar" ;P
Há que saber separar o trigo do joio... Infelizmente a maior parte da sociedade não sabe fazê-lo... pois pensam que Deus= Igreja. A Igreja, com os seus aspectos mais conservadores, foi formada pelos Homens, à maneira que dava mais "jeito" na sociedade, mas temos de descobrir Deus no seu estado puro no meio disto tudo.
André, eu também sou do instituto, mas por pouco tempo...:) Não me identifico mesmo pois o instituto é um meio muito pequenino.....
Estas conversas são boas, João, pois fazem-nos crescer através do confronto de ideias.
Bom feriado.
Entao pq é que a Igreja, nomeadamente o Cristianismo, tem sido a religiao que desenvolve e cria raizes no dialogo inter religioso? Pq? Pq é que JPII foi o 1º Papa a entrar numa sinagoga ( ou algo do genero) ? Pq? Pq tem medo que as pessoas "mudem de mentalidades"? Um bocado contraditório, n? ;)
Abraço
Lol ;)! Entao é da maneira que ainda se pode aproveitar o tempo que te resta lá para falarmos e discutirmos estes posts todos, em vez de escrever comentários :P :P
Em relação a isso da visita a uma sinagoga... Bem, realmente não é uma atitude conservadora e demonstra uma maior abertura de espírito quanto à aceitação de outras crenças... Mas uma coisa é a aceitação e o respeito por outras crenças, outra coisa totalmente diferente é a conversão. E voltamos à conversa do mundo actual: há cada vez menos pessoas a quem a religião diz alguma coisa, e a net, os jornais e a televisão transportam muita informação que pode fazer com que as pessoas acreditem ainda menos numa religião, e o vaticano está MESMO preocupado com isso. Não digo que não tenha também a ver com as seitas satânicas e bla bla bla, mas a preocupação quanto a um ateísmo generalizado que se pode vir a dar no futuro é algo que está na cabeça do vaticano...
Este é o meu último ano lá.. estou no 8ºgrau...
E tu?
Bom feriado a todos.
Bj e bom feriado.
<< Home