Este Blog foi um programa de rádio The Steadfast Tin Soldier: Novos pecados

domingo, abril 23, 2006

 

Novos pecados

Eu já tinha assumido para comigo próprio um compromisso de não colocar mais posts que pudessem ser interpretados como troça à religião católica. Agora... isto aqui, desculpem lá, é a igreja a gozar consigo própria... Transcrevo o que li no Diário Digital (é do Sapo, para não pensarem que é algum site "manhoso"... =P) :

Vaticano actualiza lista dos pecados modernos
Passar muitas horas a ver televisão, fazer buscas na Internet ou simplesmente ler o jornal são actividades consideradas pelo Vaticano como «novos pecados», de acordo com a nova orientação enunciada pelo cardeal Francis Stafford.
O delegado do Papa apresentou uma série de perguntas a que os fiéis devem responder, em exame de consciência, antes de se aproximarem do sacramento da penitência.
Dessas questões fazem parte a forma como se passa o tempo, exemplificando-se o caso do tempo dispendido com os media em comparação com o tempo a «meditar e a ler a sagrada escritura».
Logo, passar muito tempo a ler jornais, ver televisão e navegar na Internet diminui a fé cristã.

Mas falando a sério, e fora de gozos, a verdade é que a net é uma fonte de informação praticamente inesgotável, e a igreja parece-me realmente preocupada com o facto de os crentes poderem ler alguma coisa que os faça mudar de opinião acerca da religião que seguem. Acho realmente estúpido considerarem-se coisas destas como pecados em pleno séc. XXI, e isso só demonstra a mentalidade fechada que a igreja ainda mantém.

Mais não digo; leiam o artigo, que fala por si.

Comments:
Oi! Uma coisa é sermos crentes, outra é seguir as ideais conservadoras e manipuladoras que o Vaticano lança, sempre lançou e continuará a lançar!
Eu comentei no outro pk me senti ofendida por acreditar em Deus, mas n quer dizer que quem acredita seja tapadinha e siga estes princípios irracionais...
Claro que, como disseste, a igreja se sente ameaçada c o excesso de informação a que as pessoas têm acesso... mas daí a publicar uma lista de novos pecados???
Onde irá parar a Igreja (enquanto instituição política) com esta mente conservadora?? oh meu Deus.. acho que quem necessita de reflectir são eles... cada vez vão ter menos pessoas na igreja, claro.. a pensar assim..
Enfim. Mais vale "falarmos" c o nosso Deus no nosso cantinho.. e deixar-nos disto...
Hasta.
(ups.. estamos a pecar..:))
 
"Mais não digo; leiam o artigo, que fala por si." ainda bem, pq assim vou "fingir" que n li o teu comment ao artigo ,e vou fazer o meu :P Kidding

Meus amigos, e vejam isto de uma forma clara e simples:

Eu sou católico. Sim, sei que inlizmente para mtas pessoas, mas sou catolico, Catequista ( e esta parte é importantissima ) e Crente. Ora bem, se a Igreja diz isto ( o artigo ), eu como Catequista devo cumprir e passar a mensagem. Mas QUAL mensagem? A de que a Igreja n quer que nos possamos ler e estar na Internet? NAO! Pois, aqui é que ainda n percebeste, por mais que eu te explique :P :

O uso e abuso de uma coisa leva-a a ser perigosa (sim, joao, mesmo daquilo q tu tas a pensar :P ). Nunca se depararam em frente ao pc e dizer assim: "epah, podia tar a fazer coisas bem mais interessantes, como" (cof cof cof ;)) "tocar piano, tocar orgao, cantar, estar com os amigos..." mas enquanto pensamos isto continuamos a estar feitos parvos a olhar po computador.
O que a Igreja defende é que NAO devemos ABUSAR daquilo que nos priva de relaçoes de amizade (e n me venham com tretas que pelo Messenger se criam amizades. Eu pelo Messenger posso parecer um gajo todo bom, e na realidade n o ser.) e confartenizaçao. Estes valores tem sido desvalorizados pelos jovens.

Ja se perguntaram pq é que os encontros mundiais de jovens com o PAPA JPII eram ao VIVO e n pela NET :P ? Convivio, meus amigos amigas.

E tirando que na Net realmente se mudam mentalidades (satanismo, etc etc). E tirando que pela Net se podem conhecer pessoas perigosas (podem achar que eu tou a falar foleiro, mas a verdade é que acontece, e n é só ao outro)....

Voces, ateus, deviam tentar perceber esta mensagem de Cristao. Pq a rejeiçao logo ao inicio é o pior caminho. Desviei-me da conversa pq aproveito e falo disto.
E esta mensagem, é pura e simplesmente uma mensagem de PAZ... é por isso que somos uma religiao pacifica (sim joao :P, a Inquisiçao ja tem uns aninhos). Os padres n podem casar? Ok, tudo bem, mas Jesus n afirmou isso.
Devemos discernir entre Igreja e Cristianismo, que foi mais ou menos o que a Someone ( que eu adorova q se identificasse ) sente (acho eu).

N sei se vou ser ""apedrejado"" por este comment, mas aqui fica a minha opiniao.

Abraço Joao!
 
apedrejado??? "quem nunca pecou que atire a primeira pedra...", não é assim? Bem, André, tens a tua opinião e acho correcto que a queiras defender. No entanto, acho que o problema não se prende só com seitas satânicas ou más influências através de contactos virtuais. Também, mas não só. No mundo em que vivemos, cada vez há menos crença na religião, e é normal que a igreja esteja interessada em defender-se contra ideias anti-religiosas como as que se propagam na net. (eu próprio elaborei a minha tese de filosofia sobre a inexistência de deus única e exclusivamente a partir de informação recolhida na net!) Acho normal porque, se a igreja não tem só aspectos negativos (e admito que não tem...), tem um GRANDE contra: a hipocrisia que vem mantendo ao longo dos tempos. Em tempos de mudança de mentalidades como aqueles que vivemos, acho que o papel da igreja, se quiser evitar desaparecer de vez, devia ser aproximar-se da população moldando-se ao mundo actual, e não obrigando o mundo actual a moldar-se aos velhos valores da igreja.
Bem, acho interessantes estes comments, e esta conversa dava pano para mangas, mas qualquer dia já só tenho comments do André... Por isso, André... "vai, e não voltes a pecar" ;P
 
Bem, André, adorei o teu comment!
Há que saber separar o trigo do joio... Infelizmente a maior parte da sociedade não sabe fazê-lo... pois pensam que Deus= Igreja. A Igreja, com os seus aspectos mais conservadores, foi formada pelos Homens, à maneira que dava mais "jeito" na sociedade, mas temos de descobrir Deus no seu estado puro no meio disto tudo.
André, eu também sou do instituto, mas por pouco tempo...:) Não me identifico mesmo pois o instituto é um meio muito pequenino.....
Estas conversas são boas, João, pois fazem-nos crescer através do confronto de ideias.

Bom feriado.
 
Tive um rasgo de génio, e lembrei-me de uma coisa: "e a igreja parece-me realmente preocupada com o facto de os crentes poderem ler alguma coisa que os faça mudar de opinião acerca da religião que seguem" foi o que tu disseste. Eu so ponho a questao:

Entao pq é que a Igreja, nomeadamente o Cristianismo, tem sido a religiao que desenvolve e cria raizes no dialogo inter religioso? Pq? Pq é que JPII foi o 1º Papa a entrar numa sinagoga ( ou algo do genero) ? Pq? Pq tem medo que as pessoas "mudem de mentalidades"? Um bocado contraditório, n? ;)

Abraço
 
"André, eu também sou do instituto, mas por pouco tempo...:) Não me identifico mesmo pois o instituto é um meio muito pequenino....."

Lol ;)! Entao é da maneira que ainda se pode aproveitar o tempo que te resta lá para falarmos e discutirmos estes posts todos, em vez de escrever comentários :P :P
 
Bem... Concordo quando "someone" diz que a igreja não é igual a deus. Eu sei isso, embora não seja crente; vejo deus como sendo uma projecção dos valores que o homem mais preza, pois não acredito na existência de deus propriamente dita. Em relação à igreja, como já disse num comment anterior, algures, não sou anti-religioso mas sou anti-eclesiástico pois a igreja, embora nem sempre (e reconheço isso...) seja algo mau, tem algumas coisas em que é realmente hipócrita no sentido em que não se adopta ao mundo em que vivemos por simples teimosia. Falo, por exemplo, do caso do uso do preservativo, do aborto, das relações sexuais antes do casamento, etc. Não acho que seja errada a existência da igreja, acho apenas que esta devia mudar um pouco as suas perspectivas de forma a conseguir contactar melhor com a população actual.
Em relação a isso da visita a uma sinagoga... Bem, realmente não é uma atitude conservadora e demonstra uma maior abertura de espírito quanto à aceitação de outras crenças... Mas uma coisa é a aceitação e o respeito por outras crenças, outra coisa totalmente diferente é a conversão. E voltamos à conversa do mundo actual: há cada vez menos pessoas a quem a religião diz alguma coisa, e a net, os jornais e a televisão transportam muita informação que pode fazer com que as pessoas acreditem ainda menos numa religião, e o vaticano está MESMO preocupado com isso. Não digo que não tenha também a ver com as seitas satânicas e bla bla bla, mas a preocupação quanto a um ateísmo generalizado que se pode vir a dar no futuro é algo que está na cabeça do vaticano...
 
Pois, André.. se calhar tens razão quando dizes que devíamos aproveitar o tempo que ainda me resta no instituto para falarmos...
Este é o meu último ano lá.. estou no 8ºgrau...
E tu?

Bom feriado a todos.
 
Eu estou no 5º de orgao/fm :P Portanto ainda tenho uns bons anos pela frente ;) pois, e se calhar tenho razao, mas sem saber quem és é-me completamente impossivel :P

Bj e bom feriado.
 
Oi Mariana. Estou no 8º de instrumento e não vou acabar tudo porque candidatei-me ao Superior.
 
Aqui, acho que de certa forma estás certo, pois a igreja em certas coisas devia aconselhar e não proibir dizendo que é pecado, pois realmente há coisas menos boas na net, mas também há outras muito boas. É por estas e outras coisas que cada vez mais os católicos se afastam da igreja, pois ela devia acompanhar a evolução dos tempos, por isso hoje em dia ainda há muitos católicos mas cada vez menos praticantes, bjs
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Este blog TINHA um mail! Mas eu esqueci-me da password... Por isso mandem para aqui as vossas queixas, lamúrias, ameaças, cartas de resgate (aviso desde já que não pago mais do que um café e uma torrada por quem quer que seja...), de amor, cantigas de amigo (Ai Deus, e u é?) e de inimigo, de escárnio e maldizer...
jp4space@portugalmail.com
Nota para a senhora sessentona residente no Fogueteiro que enviou um mail com fotografias em Julho passado: eu não sou grande adepto de cera derretida sobre os mamilos...