Este Blog foi um programa de rádio The Steadfast Tin Soldier: Missa

terça-feira, abril 18, 2006

 

Missa

A missa. Algo a que eu não vou há muito tempo, muito possivelmente dada a minha condição de ateu. Porque, se não fosse eu ser ateu, até que lá ia só para comer a hóstia, que sabe ao mesmo que a cobertura dos torrões de Alicante. Desfaz-se na boca, é muito bom mesmo... Ateus leitores deste blog: se nunca experimentaram, percam um domingo de manhã só para ir provar uma hóstia... (vá lá, vá lá, uma heresia de vez em quando não mata ninguém! além disso, o que é que nos pode acontecer? Arder depois de mortos num sítio que não existe? =P ) Há ali uma igreja para os lados de Telheiras que costuma ter umas hóstias ao Domingo... Upa upa! Um petisco! ;)
Mas há uma coisa que me deixa deveras entusiasmado na missa, algo com que eu já me sentia maravilhado nos meus tempos de escuteiro, lenço verde ao pescoço, meias até ao joelho e jarreteiras. É o facto de o padre falar e as pessoas responderem todas em coro, todos a dizer o mesmo! Eu nunca percebi como é que eles fazem aquilo! Sim, já me falaram num objecto chamado "missal", mas eu NUNCA via ninguém com um livro aberto, por isso a única explicação é as pessoas terem decorado aquilo tudo! É pena não estarem todas no 12º ano, em Física, porque se tivessem o mesmo jeito para decorar aquelas fórmulas todas era um 20 certinho!!!
Este post surge na sequência de ter passado por um canal em que, hoje à tarde, transmitiam um funeral em directo (LOL sim, claro, digam que eles estão interessados em honrar a memória do rapaz e que isto não teve nada a ver com captar audiências =P), e as pessoas estavam a fazer exactamente o mesmo: a responder ao padre todas ao mesmo tempo! E as palavras, pelo que eu me lembro, eram diferentes. Por isso... Como é que sabem o que responder num funeral? Também vem no missal? Provavelmente... Mas também ninguém tinha missal! HOW DO THEY DO IT!!!!!?!??!?!?!!

Comments:
a parte das hostias esta no minimo bastante infeliz =S é um desrespeito alguem k n e católico fazr uma coisa destas...se queres que te respeitem respeita primeiro os outros * desculpa a dureza mas acho q foste longe de mais * beijinho
 
Oi. Desculpa lá, mas acho que não deves gozar com aquilo em que os outros acreditam.. Comer a hóstia é um acto simbólico muito importante! sabes ao menos o seu significado?
As pessoas acabam por decorar a ordem dos textos a ser ditos.. é óbvio, n te parece?
Eu concordo contigo que a tv foi deveras sensacionalista com a morte do Francisco Adam, mas era uma espécie de "herói" para mts adolescentes... E serve de exemplo p os inconscientes q andam por ai.
Fica bem.
 
"a parte das hostias esta no minimo bastante infeliz =S é um desrespeito alguem k n e católico fazr uma coisa destas...se queres que te respeitem respeita primeiro os outros"

"Comer a hóstia é um acto simbólico muito importante! sabes ao menos o seu significado?"

Parece-me que foi tudo dito. Quando me disseste que tavas a fazer um post sobre a Igreja, pensei que era algo fundamentado e que tinha inteligencia no meio.... o que me espanta, é que vindo de um gajo inteligente como tu ( e n tou a ser ironico), tenhas feito outro post mto pobre e infeliz acerca da Igreja. Por isso aconselho-te a n escrever mais nada sobre o assunto, pois para mim tá provado que por aí n te safas. Tens mtos outros bons temas que custumas pegar, mas deixa este de lado.

Entao se gozas com as hóstias ,pq n gozas com os muçulmanos, de tarem sempre de cu para o ar, e onde so podem entrar homens? Sinceramente joao... É o ponto mais alto da missa, de um cristão... podias ao menos ter pegado noutra parte da missa... Ja pareces os meus miudos da catequese (9 anos), que ao principio so queriam ir comungar para comer........ felizmente eles agora sabem que o simboliza aquilo e n se metem a gozar.

Quanto ao sabermos a missa toda... à 16 anos que vou à missa, e digo-te... é como decorares formulas... so que a longo prazo! E não há mto diferença entre a missa e um funeral.. o texto que muda quase toda a gente sabe, como, n sei.

Como disse a Maria, desculpa a dureza, neste e no outro post... mas epah.......... pronto... poderei estar a ser mto injusto, mas n me parece.

Continua é com a tua imaginaçao, a fazer brilhantes e divertidos posts (de igreja n...), tu tens capacidade!

Abraço
 
ATENÇÃO:
naturalmente, o meu post nunca teve por objectivo ofender quem quer que fosse. No entanto, os comentários que aqui surgiram indicam que nem todos perceberam o intuito com que o post foi escrito. Eu explico:
Nunca, durante os anos em que fui católico praticante, comunguei "porque era para comer" ou algo do género. Sei respeitar os outros e as suas crenças. Mas isso não me impede de apontar o dedo a algumas situações que vejo. Tal como o andré diz, há miúdos de 9 anos que vão comungar para comer. E eu lembro-me perfeitamente de colegas meus de 14 e 15 anos que faziam o mesmo, e como esses deve também haver muita gente com idade para ter juizinho que vai comungar "porque os outros também vão". O post dirigia-se a esse tipo de pessoas, que tomam esse tipo de atitudes, e não considero que seja uma afronta à religião católica. O post foi escrito numa perspectiva puramente lúdica, e eu não considero que seja ofensivo. Se eu achasse que tinha errado, era o primeiro a admiti-lo. Acho apenas que interpretaram o post como sendo um gozo com a vossa religião, coisa que não é. É uma caricatura de algumas pessoas, e lamento se a ideia que passou foi a contrária. Tal como, de futuro, vou ter mais cuidado ao redigir os meus posts para evitar que se sintam ofendidos devido a interpretações erradas, peço-vos que de futuro não desatem à "commentada" (lol) sem antes lerem o texto duas vezes e terem a certeza de que o seu sentido real é mesmo aquele que vocês pensam.
 
"Mas isso não me impede de apontar o dedo a algumas situações que vejo."
n vi absolutamente nenhuma situação errada!!!=S qual e o mal de as pessoas saberem a missa de cor?qual e o problema de comungarem se acreditam nakilo k fzm?
sbs mt bem q ja n sou católica praticante e que vou contra a igreja em IMENSOS pontos (em quase tds na vrdd)...mas isso n faz com que n os respeite...
ja pcebi q o post estava escrito em tom irónico mas a vrdd é q n foi isso k passou (precisamente o oposto), e dsclp ser tão directa mas um texto irónico n se escreve assim =S...parecias um arrogantezinho k tem a mania k tem graça mas k no fundo so se enterra...
Mas pronto chega de bater ao joao ;) ele tem feito posts com uma qualidade acima do normal =P (OLHA UM ELOGIO =P) ;) e aposto k vai ter mais cuidado no futuro * beijinho *
 
maria... para terminarmos o assunto por aqui: acho que voltaste a perceber a coisa erradamente... "qual e o problema de comungarem se acreditam nakilo k fzm?" -> não tem a ver com as pessoas que comungam acreditanto no k fazem; tem a ver com as k o fazem "por fazer", percebes? E em relação a saber a missa de cor, em nenhuma parte do meu post há qualquer tom minimamente irónico em relação a isso: é MESMO algo k me surpreende, pk em 7 ou 8 anos que fui a missa todas as semanas, nunca consegui decorar nada. got it?
 
Acho que ja ficou aqui explicito ,joao, que n tinhas intençao de gozar com o que quer que fosse..... mas a maria tem razao, e eu ja te disse isto: saiu-te completamente furado este texto, pq o que tu querias realmente transimitir, n o fizeste. Mas pronto, todos temos o direito de errar, e eu tb fui um bocado duro no meu comentario.

"pk em 7 ou 8 anos que fui a missa todas as semanas, nunca consegui decorar nada." -> isto resume-se em: Querer é poder :P ;)

E a missa em sim n é tao complicada de decorar. Bençao, tres leituras, Evangelho, Homilia, ofertorio, paz, comunhao, acçao de graças, bençao final.
Destas 9 partes, a que "custa" realmente mais a decorar é o Credo (pos-homilia), que é mto longo. Eu n consigo dizer sozinho o Credo, perciso de tar la na missa. Depois tens uns quantos "Amen", e cenas parecidas, que n custam nada decorar. Num funeral/batizado/casamento, muda algumas coisas, mas so estao ligadas com familiares que participem na festa.

Abraços
 
Oi! Desculpa lá mas não pude deixar de comentar. Se és ateu porque te preocupas tanto com a missa que é uma celebração religiosa da igreja católica como podia ser de qualqur outra? Quanto ás óstias eu quando era miúda comi algumas sem ser na missa, algumas vezes que ajudei a pessoa que as cortava e comia as aparas, agora na tua idade não entendo porque as achas tão boas pois ao contrário daquilo que tu falas em relação aos bolos, aquelas não tem açúcar nem tão pouco sal.
Também me espanta que se foste escuteiro como dizes não saibas que realmente existe um missal onde estão todas as orações que se rezam na missa e em outras celebrações tais como funerais, casamentos, etc.
É claro que os católicos praticantes aliás como nas outras religiões já sabem as oraçoes de cor.
Por fim quero dizer que acho que tens uma boa escrita, e demonstras ser um miudo inteligente, pelos outros posts que já li, mas em relação a religiões seja ela qual for acho que devemos respeitar os rituais de cada uma e se quisermos falar sobre esse assunto devemos pelo menos estar bem informados.
 
Ora aqui fica demonstrada a minha ignorância quanto a hóstias: eu pensava que eram fabricadas já assim, como se numa forma, e que não era preciso cortar aparas nem nada =P
Bem, quanto ao missal, é claro que eu sei que existe um missal, embora nunca tenha tido nenhum nem, como disse no post, tenha visto muita gente com um missal na mão durante a missa.
Em relação às hóstias, eu sei perfeitamente que não têm sal nem açúcar nem coisas que tais mas, como disse num dos inúmeros comentários que esta "família" de posts sobre religião e igreja já gerou, fiz a comparação com a cobertura do torrão de alicante porque, de facto, é realmente parecido... (tal como a cobertura dos ovos moles, lembrei-me agora! =P) Presumo que deva ser tudo feito da mesma maneira, apenas com farinha e água...
Obrigado por teres vindo, volta sempre =)
(AH AH!!! Aqui está a prova de que nem só o ppl do IGL e da ESJGF vem ao meu blog!! ;P lol)
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Este blog TINHA um mail! Mas eu esqueci-me da password... Por isso mandem para aqui as vossas queixas, lamúrias, ameaças, cartas de resgate (aviso desde já que não pago mais do que um café e uma torrada por quem quer que seja...), de amor, cantigas de amigo (Ai Deus, e u é?) e de inimigo, de escárnio e maldizer...
jp4space@portugalmail.com
Nota para a senhora sessentona residente no Fogueteiro que enviou um mail com fotografias em Julho passado: eu não sou grande adepto de cera derretida sobre os mamilos...