Este Blog foi um programa de rádio The Steadfast Tin Soldier: 2=1

segunda-feira, abril 03, 2006

 

2=1

Aproveito que estou em maré de pensamentos matemáticos (possivelmente por estar a frequentar o curso Matemática Alpha na FCUL, que recomendo para quem gostar de matemática e, é claro, tiver paciência...) para apresentar um problema que encontrei já há uns tempos... Está correcto, pois está! Mas há ali qualquer coisa... Afinal, 2 não é igual a 1! Ou será??
Quem souber a resposta NÃO DEIXE UM COMMENT COM A SOLUÇÃO, para os outros poderem pensar ;-) Daqui a uns dias ponho um post com a resposta =P

Comments:
Tens sempre esta que me ensinaram lá muito engraçada :P


Tese: 0.(9)=1
ou seja
0.9999999999...=1

Demonstração:

Sendo x=0.9999999...
Então 10x=9.9999999...

ora

10x-x=9.9999...-0.9999...

<=>

9x=9 <=> x=1

gostaste? :P
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Este blog TINHA um mail! Mas eu esqueci-me da password... Por isso mandem para aqui as vossas queixas, lamúrias, ameaças, cartas de resgate (aviso desde já que não pago mais do que um café e uma torrada por quem quer que seja...), de amor, cantigas de amigo (Ai Deus, e u é?) e de inimigo, de escárnio e maldizer...
jp4space@portugalmail.com
Nota para a senhora sessentona residente no Fogueteiro que enviou um mail com fotografias em Julho passado: eu não sou grande adepto de cera derretida sobre os mamilos...