Este Blog foi um programa de rádio The Steadfast Tin Soldier: abril 2009

quinta-feira, abril 30, 2009

 

O Travador

Poucos conhecem, mas existe uma ópera de Verdi relativamente obscura, com um título semelhante a Il Trovatore e que, de certa forma, se relaciona com esta... Esta opera buffa chama-se Il Travadore e, enquanto o personagem central da trama de Il Trovatore ganha a vida a cantar, o herói de Il Travadore - ou, em português, simplesmente Travador) - ganha a vida a travar carroças, pois é um condutor de 78 anos com um tique nervoso que o faz contrair os braços e puxar as rédeas dos cavalos de 5 em 5 minutos.
Para quem nunca ouviu esta ópera, terá uma boa oportunidade para tal no próximo dia 26 de Junho de 2009, na Aula Magna, com a Orquestra Sinfónica Juvenil. Garanto-vos que irão reconhecer a emblemática melodia do "Coro dos escravos hebreus", universalmente reconhecida como sendo a mais famosa passagem coral do Travador. O programa pode ser consultado aqui.


domingo, abril 26, 2009

 

Chocolate



"Life is like a box of chocolates: you never know what you're gonna get..."

sábado, abril 25, 2009

 

Conversa com amigas

A: Eh pá, no teatro é uma promiscuidade... Todos comem todos!
B: Nah, eu continuo a achar que os músicos são os piores.
C: Olha, e os bailarinos? Aquelas posições todas, aquele contacto... No final do ensaio, "é para descontrair"!
A: E dizem que os médicos também se comem todos uns aos outros...
B: E os advogados que se atiram às estagiárias...
C: E as enfermeiras... Nos turnos da noite, não têm nada para fazer...
A: E os militares... Mulher que entre lá tem de rodar tudo!
B: Imagino nos submarinos... Não têm para onde fugir!
C: E entre professores? Dizem que também há com cada cena...
A: Pois...

...

B: Bem, na verdade... Todos nos comemos uns aos outros...
A e C: Olha, por acaso é verdade...

domingo, abril 19, 2009

 

Couves...



... porque o melhor acompanhamento para o bacalhau não é o alho...

quinta-feira, abril 09, 2009

 

O aquecimento global

- Para que serve uma cama elástica no Pólo Norte?
- Para o urso pular...

É provável que, se contarmos esta anedota aos nossos netos daqui a uns anos, eles não saibam o que é um urso polar - e a única prova da existência passada desse animal será uma canção do Roberto Carlos intitulada "Os ursos"...
O aquecimento global é um problema muito sério e a nossa geração parece pouco preocupada com isso, apesar de toda a publicidade que tem sido feita e dos filmes lançados por políticos norte-americanos. A expressão "aquecimento global" anda na boca de todos... Mas será que sabemos o que fazer para o contrariar? E será que o fazemos realmente??
Neste post quero partilhar com os leitores do Steadfast alguns truques simples, pequenas dicas para ajudar a travar o aquecimento global. Se todos contribuirmos um bocadinho, a diferença será gigantesca!
O aquecimento global é, basicamente, uma questão de temperatura. A temperatura média do ar ao nível das águas do mar está a subir, daí o termo "aquecimento"; "global" porque se faz sentir em todo o mundo... Para travar este aquecimento é necessário produzir frio, ou seja, neutralizar as temperaturas altas com temperaturas baixas. Podemos produzir estas baixas temperaturas de diferentes formas... Por exemplo:
Podemos deixar a porta do frigorífico ou da arca congeladora aberta durante 1 hora por dia. O impacto nos alimentos será praticamente nulo e o frio que é produzido dentro da arca irá compensar o calor resultante do aquecimento global.
Já repararam que, quando utilizam desodorizante em spray (ou sprays de outro tipo), a lata fica tanto mais fria quanto mais tempo estiverem a carregar no botão? Quando forem pôr desodorizante, carreguem sempre um bocadinho mais; para não desperdiçarem desodorizante, deitem-no para o ar e aproveitem para perfumar a divisão! Coloquem o spray num local onde fique em contacto com o ar e tentem tocar o menos possível com os dedos na embalagem metálica para evitar que o frio se transmita para o vosso corpo em vez de se transmitir para o ar.
Nas horas em que o sol bate em chapa, para evitar uma acumulação de calor ao nível do solo, reguem abundantemente o jardim, incluindo a pedra - reguem também o telhado, onde o sol bate directamente. Apesar de se desperdiçar um bocadinho de água, isto irá reduzir a quantidade de calor acumulada ao nível do chão.
Se têm jardins ou hortas, certifiquem-se que todos os químicos que pulverizam são amigos do ambiente. Não utilizem qualquer tipo de produto em spray dentro de estufas para evitar a formação dos chamados "gases de estufa", que se libertam para a atmosfera quando se abre a porta para sair.
Usem os computadores portáteis com a bateria e liguem-nos à corrente apenas o estritamente necessário para a recarregar. Se utilizarem o portátil constantemente ligado à corrente estarão a fazer com que uma central eléctrica esteja a trabalhar mais para alimentar o vosso computador quando poderia estar a trabalhar menos, reduzindo as emissões de gases para a atmosfera. E desliguem da tomada todos os transformadores e extensões durante o tempo em que não precisarem deles... Já repararam naquelas luzinhas que existem nos transformadores e nas extensões? Também consomem energia, sabiam...?
Andem menos a pé - transpiram e a temperatura corporal sobe, contribuindo para o aquecimento global - e, quando andarem de carro, tenham sempre o ar condicionado ligado na potência máxima, é mais eficaz. Nunca troquem o ar condicionado pelas janelas abertas - além de estarem mais vulneráveis a um assalto quando pararem num semáforo, as janelas abertas destabilizam o carro quando estão a conduzir em alta velocidade.
Por último, um conselho quanto à roupa: raparigas, usem decotes grandes... A roupa mais arejada contribui para uma necessidade maior de calor externo para manter a temperatura corporal, calor esse que é retirado da atmosfera, diminuindo a temperatura média do ar. Além disso, o efeito provocado pelos decotes nos homens leva a que o fluxo de sangue em certas zonas seja maior e, consequentemente, se retire sangue a outras partes do corpo cuja temperatura irá diminuir, retirando calor à atmosfera para manter a temperatura média corporal.
Por isso... Já sabem: se todos ajudarmos um bocadinho, por pouco que seja, todos juntos fazemos a diferença nesta luta para travar o aquecimento global!

 

"Ai Jesus, acho que vêm aí mais professores..."


quarta-feira, abril 08, 2009

 

You are my number one

Redescobri recentemente, no meio daqueles álbuns que já nem me lembrava que existiam, uma das minhas bandas preferidas - ou assim o era na altura em que a ouvia mais, no final do meu 9º ano...
As músicas dos Smash Mouth transportam-me para aqueles dias de Primavera recheados de sol e para os sentimentos de ansiedade da altura: acabar o ano, mudar de escola, a descoberta do secundário... Sinto que foi há dezenas de anos atrás, mas lembro-me do final do meu 9º ano como se fosse ontem...
A música que mais recordações me traz é, simultaneamente, a que parece fazer novamente sentido nesta altura... "You are my number one", do álbum "Get the picture?":

Hold me down 
I'm gonna fly straight to heaven
Hold me down
Dont ever let go
I've been around
You know I can't stay forever
And when I leave
I want you to know - 

When I'm finally gone, I'm gonna be gone without a trace
There's a lot of good times ahead before we're done
And on top of this list of things before I leave this place
You are my number one, yes you are my number one

Cause you can tell me lies, you know that I'd still believe you (say what?)
Stay right here dont leave from that spot (come right back here my girl)
I can't go, you know I'm afraid to leave you
Don't you know? you're all that I've got
I'm afread if you go you might disappear behind a mist
And I'd rather be hung from a tree or shot by a gun
And of all of these things that matter here upon my list
You are my number one, yes you are my number one

You are my number one (say so)
Trying to make it clear (good gosh)
Trying to let you know 
When you're afraid 
I'm gonna be there... 

When I'm finally gone, I'm gonna be gone without a trace
There's a lot of good times ahead before we're done
And and and on top of this list of things before i leave this place
You are my number one
Yeah you are my number one
Whoa baby, said you are my number one
You are my number one

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Este blog TINHA um mail! Mas eu esqueci-me da password... Por isso mandem para aqui as vossas queixas, lamúrias, ameaças, cartas de resgate (aviso desde já que não pago mais do que um café e uma torrada por quem quer que seja...), de amor, cantigas de amigo (Ai Deus, e u é?) e de inimigo, de escárnio e maldizer...
jp4space@portugalmail.com
Nota para a senhora sessentona residente no Fogueteiro que enviou um mail com fotografias em Julho passado: eu não sou grande adepto de cera derretida sobre os mamilos...