Este Blog foi um programa de rádio The Steadfast Tin Soldier: novembro 2006

terça-feira, novembro 28, 2006

 

Tony Proença

Serei só eu ou já mais alguém reparou que o João Proença é quase igual ao Tony Soprano?
"There's an old Italian saying: you fuck up once, you lose two teeth."

quinta-feira, novembro 23, 2006

 

Luto pela Música

Como devem saber, a Festa da Música deste ano foi cancelada. Falta de verbas, dizem eles. Falta de verbas my ass: se não comprassem um Mercedes novo cada vez que vai mais um para o poleiro ou se não fossem passar férias às Maldivas com dinheiros públicos, aposto que havia verbas suficientes para muita coisa...
Mas leiam o artigo do DN Online, diz mais do que eu posso dizer sobre isto:

A Festa da Música acaba por falta de verbas. O Centro Cultural de Belém (CCB) pôs um ponto final no projecto que ao longo de sete anos levou até Belém, além de melómanos encartados, muitos jovens que se iniciavam na música clássica.
O corte de 600 mil euros por parte do Ministério da Cultura foi a gota de água que levou o Conselho de Administração (CA) a acabar com o evento que este ano juntou, em Abril, cerca de 50 mil espectadores.
Só hoje de manhã é que o presidente do CA do CCB, António Mega Ferreira, irá explicar à imprensa como tudo se passou e que tipo de acontecimento colocará em substituição daquela festa que já era tão "popular" em Lisboa.
"A partir do momento em que tivemos um corte de 600 mil euros, ou mantínhamos a Festa da Música, ou cortávamos na programação que anunciámos", revelou, ao DN, António Mega Ferreira, que hoje falará do novo evento, Dias da Música, que decorrerá também a 20, 21 e 22 de Abril, "igualmente com muitos concertos, mas não tantos".

Conquistar novos públicos

Mega Ferreira disse não se tratar de "uma decisão de última hora", porque tinha sido "muito ponderada", tomada há cerca de mês e meio e transmitida por carta de 4 de Outubro a René Martin, o organizador da Folle Journée, em Nantes, França (o DN tentou contactá-lo, sem sucesso) cuja concepção foi exportada para Lisboa, Japão e Bilbao - e basicamente apostava na conquista de novos públicos para a música clássica, jovens e crianças, que encontrariam um ambiente informal, preços mais baratos e um formato de concertos menos demorados.
Os Dias da Música, segundo o responsável pelo CCB, "não poderá custar mais de um terço do que custava a Festa da Música, ou seja, 1,2 milhões de euros". Os sinais não eram encorajadores. A última edição teve menos concertos e o próprio René Martin, que sabia das dificuldades financeiras, conseguira de alguns artistas uma redução de 30 a 40% para virem tocar a Lisboa em Abril passado. Recorde-se, ainda, que em Março o CCB e a Câmara Municipal de Lisboa assinaram um protocolo, onde a autarquia se comprometia a financiar a Festa da Música com 100 mil euros até 2008.

Ministra apoia decisão

Em Setembro, Isabel Pires de Lima dizia no Parlamento, na apresentação do orçamento da tutela, que a Festa da Música tinha "apenas três dias com uma despesa exagerada". Uma opinião que não mudou. A ministra disse ontem ao DN que achava bem "o reajustamento" porque "era um disparate de gestão gastar-se uma percentagem do orçamento absolutamente exorbitante em três dias". Insistindo porém que "não houve cortes reais a nível de programação" no CCB e esta, para 2007, "é muitíssimo melhor do que as temporadas anteriores". Em 2007 não haverá, portanto, a Festa da Música que iria ser dedicada à 'Europa dos Povos', centrando-se em escolas musicais que cresceram entre a década de 50 do século XIX e os anos 20/30 do século XX.

Câmara de Lisboa lamenta

"Como cidadão só tenho de me sentir muito triste. A vida cultural de Lisboa fica muito mais pobre, e bastava lá ter ido uma vez para perceber porquê. Como político acho que se trata de um erro muito maior do que parece", comentou ao DN, o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Amaral Lopes.
O vereador considera que a defunta Festa da Música tinha um objectivo que estava a ser cumprido. "Criava hábitos, tinha regularidade, qualidade e democratizava o acesso à música clássica, e chegava a colocar Lisboa no mesmo patamar de outras cidades europeias."
Para Amaral Lopes, "a falta de dinheiro não pode ser desculpa para não haver prioridades como esta", adiantando que se trata de um sinal de que o Governo "desiste de um interesse público".


É realmente triste ver desaparecer assim mais uma das poucas iniciativas que Portugal tinha ao nível da música clássica... Vá, se tivermos sorte pode ser que o estado ainda financie parte de um disco ao Toy ou à Ágata, mas mesmo isso já é difícil...
Por esta razão e por outras que talvez mais tarde discuta aqui, estou de Luto pela Música. O meu amigo António (Tony Cri-Cri) já tinha isto no MSN, e eu garanto-te, António amigo, que não foi plágio: já tinha pensado nisto antes, mas não tinha escrito nada por falta de tempo! O teu nick é só mais uma evidência de como isto nos afecta a nós, músicos, protomúsicos e afins, e deu-me ânimo para escrever este post. Quem me quiser acompanhar com a bela da imagem de apresentação da colcheia com uma faixa de luto, pode sacar o ficheiro original de:
http://pwp.netcabo.pt/0142306502/luto_musica.PNG


Não vale de muito um abaixo assinado ou um protesto de grandes dimensões, porque decisões económicas do governo não são alterados por estudantes de música... Mas, ao menos, ostentamos o nosso desagrado nem que seja no MSN. Eu ostento.

domingo, novembro 12, 2006

 

Já deu...

Infelizmente, o The Steadfast Tin Soldier já teve os seus 60 minutos de fama (sim, foi quase uma hora! =P)... Infelizmente, porque eu não fui avisado! Nem um único e-mail da Rádio Comercial a dizer-me que o blog ia para o ar ontem à noite, das 21h às 22h... Soube isto POR MERO ACASO, porque às 21h10 ia a caminho de um concerto e decidi ligar o rádio do carro. "Vamos lá ver qual é que dá hoje... Não deve ser o meu, ainda não me disseram nada...", disse eu ao meu pai. "O Meu Blog Dava Um Programa De Rádio, esta noite com textos do blog The Steadfast Tin Soldier, de João Pedro Nunes, a viver no endereço http://steadfasttinsoldier.blogspot.com"... Nem queria acreditar... Não pude avisar as pessoas que me tinham pedido que as avisasse, só tive tempo para ligar para casa e dizer que o blog estava a passar na rádio e enviar 2 ou 3 SMS a alguns amigos. A esmagadora maioria dos leitores deste blog encontrava-se nessa noite a cantar no dito concerto, e foi por isso totalmente impossível ouvirem o programa de rádio que o meu blog deu.
Mas já prometi a algumas pessoas que encontrei depois do concerto que vou pedir à Rádio Comercial uma gravação. E esperem, para breve, uma pequena alteração ao formato do Blog, algo que eu já tinha pensado há uns tempos, ainda antes de saber que "O Meu Blog Dava Um Programa De Rádio" existia, e à qual este programa veio dar um novo ânimo! =)

sábado, novembro 04, 2006

 

Piadas matemáticas

A pedido de muitas famílias (bem, na verdade acho que até agora foi só uma pessoa... Mas fica sempre bem dizer isto das muitas famílias...), cá vai um post sobre a minha entrada no curso de Matemática... Não sobre o curso propriamente dito, mas sobre algo ligeiramente mais alegre: piadas matemáticas! Sim, porque nós, matemáticos e protomatemáticos, também nos sabemos divertir! Mais ou menos...

- Um biólogo, um físico e um matemático estavam sentados num café e vêem duas pessoas entrarem numa casa. Passados dez minutos, saem três pessoas dessa mesma casa. O biólogo: "Reproduziram-se"... O físico: "A medida inicial não estava correcta"... O matemático: "Se neste momento entrasse uma pessoa dentro da casa, a casa voltava a ficar vazia..."

- Três físicos e três matemáticos vão assistir a uma conferência científica e estão na bilheteira da estação de comboios. Os físicos compram três bilhetes e os matemáticos compram só um. "Como é que vocês se vão safar quando o revisor chegar?", dizem os físicos. "Esperem e verão..."
Quando o revisor chega, os matemáticos entram todos na mesma casa de banho. "Bilhete, por favor...", pede ele a cada um dos físicos. Quando chega à casa de banho e vê a luz acesa, bate à porta e pede "Bilhete, por favor...", a porta abre-se um pouco e uma mão estende um bilhete. "Muito espertos, estes matemáticos... Quando voltarmos fazemos o mesmo!"
Na viagem de regresso, os físicos compram um só bilhete e os matemáticos não compram nenhum. "E então, como é que se vão safar agora? Mania que são espertos...", riem-se os físicos...
Quando o revisor chega, os três físicos levantam-se e entram numa casa de banho. Quando os físicos fecham a porta, os três matemáticos levantam-se, chegam ao pé da porta da casa de banho dos físicos... "Bilhete, por favor...", e entram na casa de banho do lado!

- Einstein, Newton e Pascal estavam a jogar às escondidas. Einstein está a contar até 10... "log(e), 2, e, 3, π, 4, 5, 3!, 7, 8, 3², 10, aqui vou eu!"... Vira-se e não vê nada. De repente ouve barulho atrás de uns arbustos, corre até lá e encontra o Newton sentado no chão, no meio de um quadrado desenhado na terra com 1 metro de lado. "Ah, ah! Encontrei-te, Newton!"... "Não, não, tás enganado... Eu sou o Pascal..." (contada pelo Pedro Ramalhinho =) Obrigado!)

- Esta chegou-me pela Daniela Pontes, que me fez rir durante uns bons minutos... Há um professor no IST, o Paulo Almeida, que pelos vistos gosta de olhar para as estrelas. Uma noite foi observar o céu com o neto e disse-lhe assim "Olha, estás a ver aquelas três estrelinhas ali? Estão as três na mesma linha, por isso formam uma recta!"... E, passado um bocadinho, o neto responde: "Olha, avô... Aquelas duas também formam uma recta!"

- A piada mais curta entre dois matemáticos, segundo o Luís Pessoa: Seja ε<0...

sexta-feira, novembro 03, 2006

 

Saudades de antigamente

Sou bastante nostálgico. Acho que é algo relativamente normal... No entanto, sinto-me um bicho estranho por uma razão muito simples: tenho saudades de um tempo que não vivi. Tenho saudades do tempo em que havia verde espalhado por Lisboa, em que as pessoas andavam de eléctrico e se dava milho aos pombos no Rossio. Tenho saudades do tempo em que se escreviam cartas com uma caneta de aparo e se fechavam os sobrescritos com lacre.
E é sobre isso que gostava de escrever hoje. Tenho, ultimamente, passado por algumas papelarias de centros comerciais e fico uns minutos a observar a montra. Fixo o olhar nalguns elegantes conjuntos de canetas de aparo, tinteiros e folhas de papel bonitas, envelopes de ar importante. Como se viessem de um tempo em que já não estamos. E penso que gostava de escrever numa folha assim. Gostava de ter a minha escrivaninha com uma gaveta em que tivesse folhas e envelopes. Pego na caneta de aparo, molho o bico no tinteiro e escrevo... Com ares de pessoa importante, de pessoa culta, fina, erudita, com ares de pessoa que escreve com canetas de aparo em bonitas folhas de papel. Uma carta... E depois passo com um mata-borrão, absorve a folha a tinta em excesso e evitam-se assim os borrões feios na bonita folha de papel. Dobro com cuidado, coloco dentro de um sobrescrito amarelado, quase como que envelhecido, e fecho o envelope. Derreto o lacre na junção das abas e... PAM! Imprimo o selo no lacre com um movimento firme e austero, marca que fica até se abrir a correspondência, ou que se corte o envelope pelo topo para preservar a beleza do selo.
Até que me decida a gastar algum dinheiro para comprar um conjunto destes que, provavelmente, ficará quieto na minha escrivaninha durante meses a fio, ficarei por agora com os meus Moleskine e a minha BIC fielmente guardados na mesinha de cabeceira, para aquelas noites em que não tenho como adormecer senão escrevendo.

quinta-feira, novembro 02, 2006

 

O meu blog vai dar um programa de rádio!

Para quem não sabe, há um programa da Rádio Comercial chamado "O Meu Blog Dava Um Programa De Rádio". É uma rubrica onde pessoas inscrevem os seus blogs (se forem masoquistas) ou, às escondidas, blogs de amigos que queiram ver humilhados e espezinhados na praça pública e reduzidos ao ridículo da sua existência enquanto bloggers. Quer dizer, não é bem assim... Mas é quase. Digo isto porque deve ser um pouco intimidante ouvir o nosso blog ser lido por vozes conhecidas, na rádio, para Portugal inteiro ouvir. Não sei se é assim ou não, mas vou descobrir em breve.
Um dia destes ouvi este programa na rádio e fui visitar o site. Achei engraçado ouvir a leitura de alguns blogs que mais tarde li... E, umas semanas mais tarde, inscrevi-me. Só na brincadeira... Sempre pensei que o Steadfast Tin Soldier tivesse textos demasiadamente compridos e demasiadamente sérios (ou, por vezes, demasiadamente brincalhões... mas nunca no meio-termo...) para poder ser escolhido! Aliás, nunca pensei sequer que chegassem a visitar o meu blog!
Mas isso aconteceu. Recebi hoje um e-mail que começava com «Venho por este meio informá-lo que o seu blog foi seleccionado pela Rádio Comercial para “O Meu Blog Dava Um Programa De Rádio”.» e que me fez saltar da cadeira. Afinal, o meu blog foi seleccionado!
Ainda não tenho grandes informações sobre isto, mas assim que souber mais alguma coisa, divulgo aqui! Esperem, nos próximos tempos, o Steadfast Tin Soldier na Rádio Comercial. Os meus 15 minutos de fama chegaram!
Hoje a Rádio Comercial... Amanhã a RTP... E depois... O MUNDO! MUAHAHAHAAHHHH!!!
(piada estúpida... mas imaginem lá a gargalhada demoníaca, vá, que isso até tem alguma graça...)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


Este blog TINHA um mail! Mas eu esqueci-me da password... Por isso mandem para aqui as vossas queixas, lamúrias, ameaças, cartas de resgate (aviso desde já que não pago mais do que um café e uma torrada por quem quer que seja...), de amor, cantigas de amigo (Ai Deus, e u é?) e de inimigo, de escárnio e maldizer...
jp4space@portugalmail.com
Nota para a senhora sessentona residente no Fogueteiro que enviou um mail com fotografias em Julho passado: eu não sou grande adepto de cera derretida sobre os mamilos...